Brasil

Comissão vai apurar mudanças de perfis de jornalistas

portaria estabelece o prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos e designa os servidores que integram a comissão


	Perfis de jornalistas no site Wikipedia foram alterados a partir de uma conexão de internet do Palácio do Planalto
 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Perfis de jornalistas no site Wikipedia foram alterados a partir de uma conexão de internet do Palácio do Planalto (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2014 às 14h14.

Brasília - O governo federal publicou, na edição de hoje (12) do Diário Oficial da União, portaria que cria uma comissão de sindicância Investigativa para apurar o caso das alterações feitas em perfis de jornalistas na Wikipédia, enciclopédia virtual, a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. A portaria estabelece o prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos e designa os servidores que integram a comissão.

Na última sexta-feira (8), a Secretaria de Administração da Presidência da República havia informado que iria apurar o uso da rede de internet do Planalto para fazer as alterações.

Reportagem do jornal O Globo publicada no dia 8 aponta que os perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, ambos das Organizações Globo, na Wikipédia, foram alterados, em maio do ano passado, a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. Foram incluídas críticas às atuações dos profissionais como comentaristas econômicos.

A presidente Dilma Rousseff classificou de inadmissível o uso da rede do Palácio para as alterações ao comentar o assunto durante evento de campanha, no sábado (9). "A minha opinião é que isso é absolutamente inadmissível por parte do Planalto, do governo federal, ou por parte de qualquer governo. Nesse caso específico é algo que quem individualmente quiser fazer que o faça, mas não coloque o governo no meio”, disse.

Acompanhe tudo sobre:GovernoInternetWikipedia

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas