Brasil

Comissão prevê votar marco da mineração em novembro

Mesmo com acordo de Henrique Alves, parlamentares falam que o projeto só será analisado em meados de novembro


	Mina em Mariana, Minas Gerais: novo marco da mineração foi enviado ao Congresso Nacional com urgência constitucional
 (Divulgação)

Mina em Mariana, Minas Gerais: novo marco da mineração foi enviado ao Congresso Nacional com urgência constitucional (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 18h21.

Brasília - Embora o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tenha costurado com o governo um acordo para que o novo marco da mineração fosse votado na Comissão Especial nesta semana, os parlamentares que debatem o tema falam que o projeto só será analisado em meados de novembro.

Ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o presidente da Comissão Especial responsável por debater o novo marco, Gabriel Guimarães (PT-MG), disse que o grupo deve votar a proposta até 13 de novembro. Ainda segundo o petista, o relator do projeto, Leonardo Quintão (PMDB-MG), deverá apresentar seu relatório no início do mês que vem. "Acho que até o dia 6 de novembro o relator consegue apresentar o seu relatório", informou Guimarães.

O novo marco da mineração foi enviado ao Congresso Nacional com urgência constitucional, o que gerou atrito entre o Executivo e o Legislativo. Os deputados alegavam pouco tempo para discutir a matéria, enquanto o governo argumentava que editou o texto na forma de um projeto de lei com urgência - e não como uma Medida Provisória - a pedido dos próprios parlamentares.

No fim de setembro, após mais de um mês com a pauta da Câmara trancada pelo novo marco, a presidente Dilma Rousseff concordou em retirar a urgência. O prazo proposto por Henrique Alves, no entanto, é desconsiderado pelos deputados da Comissão Especial.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilMineraçãoPolíticaIndústriaCâmara dos Deputados

Mais de Brasil

Governo de SP avança na PPP da nova linha Violeta-16 com realização de audiências públicas

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval