Brasil

Comissão pede esclarecimentos sobre situação de venezuelanos em Roraima

Comissão Externa da Câmara questiona a Polícia Federal sobre atuação de equipes da instituição no controle de fronteira no estado

Venezuelanos: cerca de 40 mil imigrantes foram registrados na cidade de Pacaraima, no nordeste do estado, desde 2015 (Nacho Doce/Reuters)

Venezuelanos: cerca de 40 mil imigrantes foram registrados na cidade de Pacaraima, no nordeste do estado, desde 2015 (Nacho Doce/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 11 de abril de 2018 às 16h16.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar o movimento de imigração de venezuelanos para o estado de Roraima entregou ao diretor da Polícia Federal, Rogério Galloro, um ofício pedindo esclarecimentos sobre as medidas que têm sido tomadas para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade.

O documento, entregue pelo coordenador da comissão, deputado Carlos Andrade (PHS-RR), questiona a instituição sobre o contingente de policiais que estão atuando no controle da fronteira; quais procedimentos são adotados para controlar a entrada de imigrantes no Brasil, e se há previsão de recursos extras para auxiliar a atuação da PF no estado.

A comissão também quer saber sobre a realização do censo dos imigrantes venezuelanos, prometido pelo governo federal no início do ano. E cobrou dados sobre o tráfico de armas, de drogas e a situação de violência na região, além de previsão de reforço ao sistema local de segurança.

A PF adiantou algumas informações aos membros da comissão, mas disse que vai responder o ofício formalmente.

Com a crise política e econômica na Venezuela, desde 2015 o estado de Roraima tem recebido milhares de imigrantes em busca de refúgio e meios de sobrevivência. Estima-se que cerca de 40 mil venezuelanos tenham se instalado em Pacaraima. O fluxo intenso de venezuelanos no estado levou o governo local a decretar situação de emergência em saúde pública de importância nacional.

A comissão externa da Câmara iniciou os trabalhos no início de março para avaliar o impacto negativo do fluxo migratório na região. Os oito membros do colegiado pretendem traçar um diagnóstico dos problemas enfrentados pela população local e pelos imigrantes, discutir ações de assistência emergenciais e verificar o cumprimento das garantias dos direitos humanos.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosImigraçãoRoraimaVenezuela

Mais de Brasil

Esquema de segurança para o G20 no Rio terá sistema antidrone e varredura antibomba

Governo decide que não vai colocar grades no Palácio do Planalto

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado