Brasil

Comissão mista pode ser instalada na próxima semana

Oposição ameaçou nesta quarta-feira antecipar a instalação, mas foi alertada da ausência de base regimental

Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras para análise do plano de trabalho e de requerimentos (Geraldo Magela/Agência Senado)

Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras para análise do plano de trabalho e de requerimentos (Geraldo Magela/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2014 às 21h03.

Brasília - Enquanto o governo tenta acelerar a investigação no Senado, a oposição concentra a estratégia na CPI mista, que já tem 19 dos 32 integrantes escalados.

A instalação deve ocorrer na próxima semana, mesmo que os governistas não elejam seus representantes. A oposição ameaçou nesta quarta-feira antecipar a instalação, mas foi alertada da ausência de base regimental.

A primeira reunião pode ocorrer com o time incompleto - metade mais um -, mas só depois que vencer o prazo para as indicações dos líderes, o que ocorre na próxima terça, 20.

Apesar da demora em dar início aos trabalhos, a tendência é que a CPMI esvazie a CPI do Senado, que teve início hoje.

Isso porque, com uma base mais insatisfeita na Câmara, o governo vai precisar estar alerta para eventuais ataques inesperados.

O PMDB, por exemplo, terá como titulares na comissão o líder Eduardo Cunha (RJ) e Sandro Mabel (GO), ambos críticos do Planalto.

Na Câmara, 13 das 16 vagas já estão preenchidas, faltando as indicações apenas do PT e do PROS.

No Senado, a oposição tinha eleito semana passada seus três representantes. Hoje o PROS indicou Ataídes Oliveira.

Gim Argello (PTB-DF) e Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) foram nomeados como representantes do bloco União e Força. O líder do bloco da maioria, comandado pelo PMDB, ainda não escalou seus representantes, bem como o do bloco de apoio ao governo, Humberto Costa (PT-PE).

Com a saída do PSB do bloco de apoio ao governo, formalizada hoje pelo líder da sigla no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), o partido deve ganhar uma vaga na comissão, segundo a regra da proporcionalidade.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasIndústria do petróleoOposição políticaPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil