Brasil

Comissão do Senado pede agilidade para indicação da presidência da Anac após acidente da Voepass

Agência está com interino no comando desde abril de 2023; impasse político atrasa definição

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de agosto de 2024 às 20h56.

O presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Confúcio Moura (MDB-RO), afirmou que vai cobrar do governo a indicação do nome para a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo ele, a interinidade prolongada do diretor Tiago Sousa Pereira, que há mais de um ano reponde pelo cargo, soa como descaso em relação ao setor.

O problema ganhou notoriedade após o acidente com o avião da Voepass na sexta-feira em Vinhedo (SP), que matou 62 pessoas.

— Vou me reunir com integrantes da Casa Civil e pedir uma definição. Essa interinidade da Anac já foi apontada pela imprensa, é um descaso. Acho complicado não ter uma pessoa de modo efetivo no cargo nesse momento — disse Moura, citando o acidente que ainda precisa ser esclarecido pelas autoridades.

Ele lembrou que há três meses questionou a Casa Civil sobre a vacância nas agências reguladoras até fevereiro de 2025, mas não obteve resposta. O plano é reunir todos os nomes e realizar a sabatina da Comissão em conjunto.

Economista, Tiago Sousa é diretor da Anac, com mandato até 2026. Ele assumiu o cargo de presidente interino da Anac em abril de 2023, quando Juliano Noman deixou o cargo para ser secretário de Aviação Civil no Ministério de Portos e Aeroportos na gestão do ex-ministro Márcio França. Sousa teve apoio do Planalto, mas mesmo assim o processo não avançou e acabou travado com a entrega da pasta a Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).

Segundo técnicos do ministério, Costa Filho pretendia indicar nomes do seu partido, mas acabou por defender a confirmação de Tiago como presidente da Anac. Contudo, falta aval do Senado, sobretudo de Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição Justiça (CCJ).

No governo anterior, as diretorias Anac foram costuradas com o senador, segundo um integrante do governo Jair Bolsonaro.

Segundo interlocutores envolvidos com as discussões, o Senado prefere outros nomes, como do brigadeiro Rui Chagas Mesquita, que é próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silba. Outro nome cotado é do engenheiro Rogério Benevides, que concluiu e deixou cargo de diretor da Anac na semana passada.

Também faz parte da lista a indicação da engenheira Mariana Altoé, que exerce interinamente o cargo de Benevides. Por ser mulher e ter perfil técnica, o nome dele tem simpatia de Lula.

Procuradas, as assessorias da Anac e de Alcolumbre não se manifestaram.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São Pauloacidentes-de-aviao

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta