Brasil

Comissão do Senado aprova apoio a asilo para Snowden

Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou uma moção de apoio para que a presidente conceda asilo político ao ex-agente da NSA


	Fotos de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança, e do presidente dos EUA, Barack Obama, nas manchetes de jornais em inglês e chinês, em Hong Kong
 (Bobby Yip/Reuters)

Fotos de Edward Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança, e do presidente dos EUA, Barack Obama, nas manchetes de jornais em inglês e chinês, em Hong Kong (Bobby Yip/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2013 às 16h24.

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta terça-feira , em votação simbólica, uma moção de apoio para que a presidente Dilma Rousseff conceda asilo político a Edward Snowden.

Reportagens do jornal O Globo de domingo, 7, e segunda-feira, 8, sustentam, com base em documentos vazados pelo ex-técnico da Agência Central de Inteligência (CIA) Edward Snowden, que e-mails e telefonemas de brasileiros foram monitorados bem como uma base de espionagem em Brasília teria sido montada pelos americanos. O colegiado também aprovou um voto de censura ao governo americano.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do requerimento de concessão de asilo, argumentou que o Brasil não está entre os 27 países que Snowden pediu asilo político.

O parlamentar do PSOL afirmou que Venezuela, Nicarágua, Equador e Bolívia responderam favoravelmente ao ex-técnico da CIA. Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), Snowden vai entrar para a história como "herói", como alguém que defende as liberdades democráticas.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenadoEspionagemPrivacidadeEdward Snowden

Mais de Brasil

Sorocaba confirma 10ª morte por metanol no estado de São Paulo

PF faz operação contra fabricação clandestina de canetas emagrecedoras

Megaoperação mira grupo Fit por suspeita de sonegação de R$ 26 bi

Bolsonaro preso: três possíveis candidaturas para a direita em 2026