Brasil

Comissão da Verdade cobra Cabral sobre ação da PM na Maré

Comissão da Verdade do Rio cobra de Cabral providências sobre ação da PM nas manifestações e na Maré

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2013 às 23h18.

Rio de Janeiro - A Comissão da Verdade do Rio manifestou preocupação com a ação da Polícia Militar (PM) nas manifestações dos últimos dias na cidade e na operação para combater traficantes, ontem (25), no Complexo da Maré. A comissão espera do governador Sérgio Cabral providências imediatas e enumerou os últimos casos envolvendo a corporação.

O presidente da comissão, Wadih Damous, disse que a PM não fez um trabalho preventivo para proteger possíveis alvos de vandalismo, como na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e na sede administrativa da prefeitura do Rio.

Segundo ele, depois desses episódios, os policiais passaram a "prender e a atacar com violência, de forma indiscriminada, quem estava nas ruas, independentemente de as vítimas da violência policial terem ou não participado de depredações ou até mesmo das manifestações".

Para Damous, é preciso mudar o comportamento dos policiais, "inadmissível" em um regime democrático. "É, também, inaceitável que os presos nas manifestações sejam acusados de formação de quadrilha, recurso que nem a ditadura militar usou. O direito de manifestação política de forma pacífica é assegurado na Constituição e cabe às autoridades respeitá-lo", disse.

Sobre o episódio no Complexo da Maré, onde a ação da PM resultou em várias mortes, Damous classificou de “intolerável” o comportamento dos policiais.

Segundo ele, toda a população local foi submetida a um verdadeiro estado de sítio, proibida de deixar suas casas. “Esperamos que o governador Sérgio Cabral tome as providências que a seriedade da situação exige", destacou.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasFavelasMetrópoles globaisProtestosProtestos no BrasilRio de Janeiro

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas