Brasil

Comissão da Câmara vai estudar leis sobre segurança

Comissão deverá acompanhar todas as investigações in loco e fazer um levantamento sobre as leis atuais de segurança em casas de espetáculo e os projetos em tramitação


	Marco Maia: existem cinco propostas em discussão na Casa que tratam da segurança das casas de eventos
 (Antonio Cruz/ABr)

Marco Maia: existem cinco propostas em discussão na Casa que tratam da segurança das casas de eventos (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 20h53.

Brasília - O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), assinou hoje (29) o ato de criação de comissão externa da Casa destinada a promover estudos e oferecer sugestões para aperfeiçoar legislação sobre segurança em casas de espetáculos. A comissão também vai acompanhar a apuração da tragédia em Santa Maria (RS), onde um incêndio da Boate Kiss deixou 234 mortos e centenas de feridos.

De acordo com Marco Maia, a comissão deverá acompanhar todas as investigações in loco e fazer um levantamento sobre as leis atuais de segurança em casas de espetáculo e os projetos em tramitação na Câmara sobre o tema. Existem cinco propostas em discussão na Casa que tratam da segurança das casas de eventos. “Temos todas as condições de produzir uma boa unificação da legislação”.

Entre os projetos em tramitação está o da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que aguarda votação em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), prevê normas gerais de segurança e funcionamento das casas de espetáculos e similares, além de punições para quem descumpri-lás.

“Somos da opinião de que uma norma geral federal que estabeleça os requisitos mínimos de segurança pode servir de referencial para que os legisladores municipais a detalhem. Desta forma, todos estaremos colaborando para a melhoria das condições de segurança nos momentos em que as pessoas estão se divertindo. Nossa proposta se baseia na adoção de medidas preventivas que, se aplicadas com seriedade e profissionalismo, poderão evitar muitos problemas”, argumenta a deputada na justificativa do projeto.

Integram a comissão, que será coordenada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), os deputados Elcione Barbalho (PMDB-PA), Augusto Coutinho (DEM-PE), Jorge Bittar (PT-RJ), Maurício Quintella Lessa (PR-AL), Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) e Otavio leite (PSDB-RJ).

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosIncêndio de Santa MariaPolítica no BrasilSegurança pública

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe