Brasil

Comissão da Câmara aprova convite a executivos da Voepass para falar sobre acidente em Vinhedo

Integrantes da Anac e do Cenipa também serão chamados por grupo de parlamentares

Destroços da aeronave ART 72-500 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) (Reprodução)

Destroços da aeronave ART 72-500 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) (Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de agosto de 2024 às 17h04.

A comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga o acidente aéreo da Voepass em Vinhedo (SP) aprovou um requerimento de convite a executivos da companhia. O grupo de parlamentares se reuniu nesta terça-feira, e a votação foi feita de forma simbólica.

Ainda não há data para os depoimentos. Serão convidados José Luiz Felício Filho, presidente da Voepass, e Eduardo Busch, diretor executivo da empresa. Roberto Alvo, diretor-presidente da Latam (CEO), também será chamado. A Latam mantém acordo operacional com a Voepass.

Os deputados também vão chamar o presidente interino da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira.

Também foram aprovados os convites a Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA); Carlos Eduardo Palhares Machado, diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (INC/PF); e o delegado de Polícia Federal Caio Bortone Ramos Ribeiro, chefe do Serviço de Segurança Aeroportuária.

Os parlamentares aprovaram ainda convites a representantes do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França (Bureau d'Enquêtes et d'Analyses pour la Sécurité de l'Aviation Civile, BEA) e do Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá (Transportation Safety Board, TSB); e representante da Avions de Transport Régional (ATR)

Ainda serão chamados a depor: Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo; Paulo Sérgio de Oliveira Costa, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; e Maria de Fátima Albuquerque, mãe da vítima Arianne Albuquerque Estevan Risso.

Além dos convites, foi aprovada a realização de visita técnica para averiguar, in loco, a situação e o andamento das operações da oficina de manutenção da empresa Voepass Linhas Aéreas, no município de Ribeirão Preto (SP).

Acompanhe tudo sobre:CampinasEstado de São Pauloacidentes-de-aviao

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe