Brasil

Comissão aprova texto-base da proposta que altera LDO

Texto aprovado permite que o governo possa abater do resultado fiscal deste ano todos os investimentos do PAC e as desonerações tributárias

Sala de comissões do Senado durante reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) (Waldemir Barreto/Agência Senado)

Sala de comissões do Senado durante reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) (Waldemir Barreto/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 21h57.

Brasília - Em uma sessão conturbada, a Comissão Mista do Orçamento (CMO) aprovou na noite desta segunda-feira o texto-base do projeto que amplia os descontos para o cálculo da meta fiscal, mas a proposta ainda pode ser alterada por emendas.

Foram destacadas para serem votadas separadamente 39 emendas, segundo a presidência da CMO. 

O texto aprovado permite que o governo possa abater do resultado fiscal deste ano todos os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as desonerações tributárias.

O projeto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 e, na prática, livra o governo de ter de cumprir qualquer objetivo fiscal neste ano.

Após passar pela CMO, o projeto ainda precisa ser analisado em sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para a tarde da terça-feira e cuja pauta está trancada por dezenas de vetos presidenciais que têm preferência de votação.

O projeto já havia sido aprovado em uma tumultuada reunião da CMO na terça-feira da semana passada, mas a oposição, sob o argumento de que a reunião desrespeitou as regras do regimento, conseguiu que a votação fosse desconsiderada.

O governo tentou retomar a análise na quarta-feira, mas cochilou ao não garantir quórum suficiente para aprovar um requerimento que possibilitaria a votação do projeto do superávit naquele dia, razão pela qual a votação só foi possível nesta segunda-feira.

A sessão na CMO nesta segunda-feira ocorreu após uma grande mobilização do governo, que pediu dedicação total de integrantes da comissão e de suplentes e conseguiu garantir quórum suficiente para a reunião em um dia normalmente vazio no Parlamento.

A oposição se comprometeu a não obstruir os trabalhos na CMO, mas prometeu alongar a discussão dos vetos presidenciais. “O jogo pesado é amanhã (terça-feira). Hoje vai ser o jogo treino, o aquecimento”, disse o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).

De janeiro a setembro, o resultado primário do setor público consolidado - governo central, Estados, municípios e estatais - ficou negativo em 15,3 bilhões de reais, o primeiro na série histórica do Banco Central, iniciada em 2002.

Texto atualizado às 22h56min do mesmo dia.

Acompanhe tudo sobre:Déficit públicoOrçamento federalPAC – Programa de Aceleração do CrescimentoPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Justiça de Pernambuco determina prisão de Gusttavo Lima em investigação sobre bets

Incêndio atinge mansão no Jardim Pernambuco, no Leblon

Debate no Flow: veja horário, onde assistir ao vivo e quais candidatos vão participar

Boulos tem 28,3%, Marçal, 20,9%, e Nunes, 20,9%, em SP, diz pesquisa AtlasIntel