Brasil

Comissão aprova requerimento para realizar diligência na PF de Curitiba

Requerimento pede a diligência de parlamentares para verificar as condições de encarceramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Lula: partidos da oposição na Câmara pediram criação de uma comissão externa para acompanhar a situação do ex-presidente (Ricardo Moraes/Reuters)

Lula: partidos da oposição na Câmara pediram criação de uma comissão externa para acompanhar a situação do ex-presidente (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de abril de 2018 às 16h52.

Brasília - A Comissão dos Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 11, requerimento que pede a diligência de parlamentares para verificar as condições de encarceramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o último sábado, 6, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O documento é de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

"Requeiro, nos termos do inciso XIII, do artigo 90, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Diligência à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, com a presença de membros desta digna Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, a fim de verificar as condições de encarceramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos demais presos naquela sede", diz o requerimento.

O texto foi aprovado em votação simbólica num momento de descuido dos opositores ao ex-presidente Lula. Bastaria um voto contrário para que fosse realizada a verificação da votação, o que poderia inviabilizá-la. São membros da comissão, por exemplo, os senadores José Medeiros (Pode-MT) e Magno Malta (PR-ES).

Ontem, partidos da oposição na Câmara pediram a criação de uma comissão externa para acompanhar a situação de Lula. Caso seja aprovado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o grupo será formado por 12 parlamentares, a serem indicados por lideranças partidárias, e não terá custos para a Casa. A ideia é que cada parlamentar arque com as próprias despesas para visitar Lula.

Acompanhe tudo sobre:CuritibaLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPolícia FederalPrisõesPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula chama tarifas de Trump de 'chantagem inaceitável' e critica oposição: 'traidores da pátria'

Licença-paternidade deveria ser de ao menos 30 dias, diz entidade

Lula diz que Brasil busca diálogo sobre tarifaço, mas não aceitará imposições de Trump

Senado anuncia grupo que vai aos EUA tentar acordo bilateral contra tarifaço de Trump