Brasil

Comissão aprova regulamentação de PEC das Domésticas

Comissão mista do Congresso aprovou, nesta quinta-feira, a regulamentação de emenda à Constituição que estabelece regras para o trabalho dos domésticos


	A proposta detalha, dentre outros pontos, as regras para a jornada de 8 horas diárias de trabalho dos empregados domésticos e 44 horas semanais
 (Marina Piedade / Manequim)

A proposta detalha, dentre outros pontos, as regras para a jornada de 8 horas diárias de trabalho dos empregados domésticos e 44 horas semanais (Marina Piedade / Manequim)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2013 às 18h35.

Brasília - Uma comissão mista do Congresso aprovou, nesta quinta-feira, a regulamentação de emenda à Constituição que estabelece regras para a relação entre empregadores e trabalhadores domésticos.

O projeto ainda precisa ser votado nos plenários do Senado e da Câmara.

A proposta detalha, dentre outros pontos, as regras para a jornada de 8 horas diárias de trabalho dos empregados domésticos e 44 horas semanais, além de definir o pagamento de horas extras ou a constituição de uma espécie de banco de horas quando esse limite for excedido.

Pelo projeto, o empregado terá direito a férias remuneradas de 30 dias (que poderão ser divididas em dois períodos) e a uma indenização em caso de demissão sem justa causa. O patrão terá de pagar uma contribuição de 3,2 % do salário por mês, saldo que será revertido na indenização.

Além disso, o projeto prevê um regime que reúne uma série de contribuições a serem recolhidas, dentre elas, os 3,2 % para o caso de demissão, o Imposto de Renda na fonte, e 0,8 % para seguro acidentário, além de contribuições patronais e previdenciária do trabalhador.

O texto aprovado nesta quinta por senadores e deputados revoga a regra que autorizava a penhora de imóvel da família em execuções de dívidas trabalhistas.

Acompanhe tudo sobre:CongressoDireitos trabalhistasEmpregados domésticosPEC das domésticas

Mais de Brasil

Ministério da Gestão convoca reunião para discutir publicidade de convênios do governo federal

'Não vamos tolerar excessos', diz Tarcísio, após casos de violência da PM

Câmara instala comissão para analisar projeto que regulamenta Inteligência Artificial no Brasil

Cleitinho diz que errou ao pedir mensagem da influenciadora Virgínia para a filha