Brasil

Comissão aprova PEC; Greve dos bancários…

Comissão aprova PEC do teto A Comissão Especial da Câmara montada para avaliar a PEC do teto de gastos públicos aprovou a proposta por 23 votos contra 7. A PEC prevê que os gastos públicos federais tenham um aumento limitado à inflação do ano anterior a partir de 2017. Agora, a proposta precisa ser aprovada […]

VALDIR RAUPP: O Supremo determinou nesta quinta-feira o sequestro de bens do senador  / Agência Senado (Agência Senado/Reprodução)

VALDIR RAUPP: O Supremo determinou nesta quinta-feira o sequestro de bens do senador / Agência Senado (Agência Senado/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2016 às 18h55.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h15.

Comissão aprova PEC do teto

A Comissão Especial da Câmara montada para avaliar a PEC do teto de gastos públicos aprovou a proposta por 23 votos contra 7. A PEC prevê que os gastos públicos federais tenham um aumento limitado à inflação do ano anterior a partir de 2017. Agora, a proposta precisa ser aprovada pelo Plenário da Casa, onde são necessários 308 votos, e depois passa a tramitar no Senado. O governo pretende que a proposta esteja totalmente aprovada antes do final do ano.

__

Lula na Lava-Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal e relator do processo da Lava-Jato, Teori Zavascki, incluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no principal inquérito da operação. Esse inquérito investiga o núcleo político do esquema de corrupção. A pedido do Ministério Público, Zavascki também fatiou o inquérito, que investiga 66 políticos, em quatro: um para os do PT, outro para os do PP, além de uma investigação para os membros do PMDB do Senado e outra para os da Câmara. Além de Lula, são investigados políticos como Renan Calheiros e Eduardo Cunha.

__

Sequestro de bens de Raupp

O Supremo determinou nesta quinta-feira o sequestro de bens do senador Valdir Raupp, do PMDB. Ele é alvo de quatro inquéritos da Lava-Jato e deve colocar bens que equivalham a meio milhão de reais a disposição da justiça. Raupp é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em crimes que envolviam o esquema montado em cima da Petrobras. O senador teria recebido 500 mil reais de propina da empreiteira Queiroz Galvão por meio do diretório do partido em Rondônia.

__

Menos jovens na universidade

Em 2015, pela primeira vez desde 2009, o número de novos matriculados no ensino superior no Brasil teve queda de acordo com o MEC. Cerca de 2,2 milhões de estudantes entraram nas universidades do país, 6,6% a menos que em 2014. Desses, 1,2 milhões começaram a estudar em uma instituição privada – foram 1,4 milhões no ano anterior – e 1 milhão em uma faculdade pública. O principal motivo responsável pela queda foi a restrição aos financiamentos feitos por meio do FIES. Cerca de 8 milhões de pessoas cursam universidade no país.

__

Bancários encerram greve

Os bancários de diversas cidades do país decidiram na tarde desta quinta-feira encerrar a greve que se estendeu por 31 dias e foi a mais longa desde que funcionários de bancos públicos e privados passaram a negociar juntos, em 2004. Eles aceitaram um reajuste de 8,5% e um abono de 3.500 reais, além de aumento de 15% no vale alimentação e 10% no auxílio creche. O acordo vale por dois anos e os bancários acertaram um aumento real de 1% em 2017, sem necessidade de renegociação. Mais de 13 mil agências bancárias estavam fechadas no país, de acordo com a Contraf, que é a confederação que reúne sindicatos do setor financeiro.

__

Aumento na contribuição à Previdência

Um grupo de governadores, liderados por Raimundo Colombo, de Santa Catarina, levou ao presidente Michel Temer a proposta de aumentar o valor da contribuição que os servidores públicos estaduais pagam para a Previdência. A porcentagem descontada dos salários subiria de 11% para 14% como forma de equilibrar o rombo nas contas públicas. Segundo Colombo, Santa Catarina já recolhe isso de seus servidores e esse seria o máximo valor possível, já que o Supremo considera uma porcentagem superior como “confiscatória”.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha