Brasil

Comissão abre consulta pública sobre novas tecnologias no SUS

Estão em consulta as propostas de atualização dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para as doenças como o Parkinson

SUS: consultas públicas têm o objetivo de estimular a participação social e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

SUS: consultas públicas têm o objetivo de estimular a participação social e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 7 de abril de 2017 às 14h36.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) está com seis consultas públicas em aberto para receber da população e da comunidade científica contribuições sobre a incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). As críticas e sugestões podem ser enviadas até 13 de abril.

Estão em consulta as propostas de atualização dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas para as doenças de Parkinson, espondilite ancilosante, artrite psoríaca, de Gaucher e hepatite C e coinfecções.

Também está em consulta a utilização de oxigenoterapia hiperbárica para o tratamento do pé diabético.

Os relatórios com as recomendações preliminares da comissão e os formulários para contribuições estão disponíveis no site da Conitec.

No site estão disponíveis dois formulários eletrônicos, um para contribuições de cunho técnico-científico e outro para que pacientes ou seus responsáveis relatem suas experiências no uso de medicamentos, produtos e procedimentos.

Segundo o órgão, as consultas públicas têm o objetivo de estimular a participação social e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.

O processo de avaliação de tecnologias em saúde antecede a incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias no SUS.

Após discutir sobre as contribuições recebidas nas consultas públicas, os membros do plenário vão emitir recomendação final sobre o medicamento ou tecnologia avaliado.

O relatório técnico com a recomendação da Conitec é, então, encaminhado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que decide se o medicamento ou tecnologia será incorporado ao SUS.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeSUS

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas