Brasil

Comércio no Rio terá multa de R$ 50 mil se abrir no feriado de amanhã, 19

Estão proibidos de abrir por lei supermercados, mercearias, hortifrútis, lojas de roupas e sapatos, autopeças, lojas de móveis e decoração e outros

Pessoas caminham em rua comercial popular em meio ao surto da doença coronavírus (COVID-19), no Rio de Janeiro, em agosto (Ricardo Moraes/Reuters)

Pessoas caminham em rua comercial popular em meio ao surto da doença coronavírus (COVID-19), no Rio de Janeiro, em agosto (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de outubro de 2020 às 14h41.

O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro conseguiu vitória na Justiça para impedir a abertura de lojas no Dia do Comerciário, comemorado amanhã (19) para lembrar a conquista da jornada de trabalho de 8 horas em 1932. Estão liberados apenas estabelecimentos do setor de alimentação (restaurantes e lanchonetes), segundo o sindicato. Para quem descumprir a decisão, a multa será de R$ 50 mil.

"O comércio só fecha três vezes no ano: Dia do Comerciário, Natal e Ano Novo. São as únicas oportunidades de descanso dos funcionários. Apesar da proibição de abrir, alguns patrões ainda insistem na irregularidade. Por isso, acionamos a Justiça, que concedeu decisão em nosso favor", informou em nota Marcio Ayer, presidente do sindicato.

Ainda de acordo com a entidade, estão proibidos de abrir por lei supermercados, mercearias, hortifrútis, lojas de roupas, sapatarias, relojoarias, joalherias, autopeças, lojas de móveis e decoração, lojas de material eletroeletrônico, açougues, óticas e lojas de material fotográfico/cinematográfico, floriculturas, concessionárias de automóveis, casas de ferragens de louças, de tintas e de material de construção, dentre outros estabelecimentos.

O sindicato promete ir à rua para fiscalizar as lojas e disponibilizou em seu site um canal de denúncias para quem desobedecer à ordem judicial.

Acompanhe tudo sobre:ComércioRio de JaneiroFeriadosCoronavírus

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país