Brasil

Começa Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios

Ao longo de toda a Esplanada, há imagens de Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Tiradentes e Chiquinha Gonzaga

Preparativos finais para o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Preparativos finais para o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 09h31.

Começou às 9h o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante cerca de duas horas, desfilarão na Esplanada 4,5 mil pessoas, entre militares, civis e estudantes. O presidente Michel Temer, entre outras autoridades, acompanha o desfile.

Às 8h da manhã, as arquibancadas montadas na Esplanada já estavam cheias. No trajeto até o local do desfile milhares de pessoas seguiam entre amigos ou com suas famílias carregando as cores brasileiras nas roupas e bandeiras.

No primeiro ano morando na cidade, o casal paranaense Anderson e Jessica Pinzon não queria deixar a oportunidade passar. "Estar na capital do país no dia 7 de setembro é muito significativo. Tem toda uma história e é importante presenciar mesmo com a atual situação do Brasil", disse a farmacêutica.

O marido, técnico bancário, revelou o interesse em conhecer de perto equipamentos e artefatos militares, mas também ressaltou: "É nossa cultura".

Cultura também foi a bandeira que trouxe a pedagoga Josenir Barros para o local. Ao lado do pequeno Felipe, de 7 anos, ela revelou ser a primeira vez no desfile em Brasília, mas lembrou que sempre participou dos atos comemorativos em sua cidade de origem, Luziânia (GO).

"Não estamos vivendo um momento bom, mas a gente vem, porque é nossa cultura, que não tem sido preservada. Quero mostrar isso para meu filho e passar para frente um pouco dessa história", contou, enquanto Felipe elencava tudo o que espera ver neste dia. "Quero muito ver o carro de bombeiros e os de polícia", disse.

Ao longo de toda a Esplanada, foram colocados banners com imagens de Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Tiradentes e Chiquinha Gonzaga. Entre as atrações previstas estão a passagem da Cavalaria, o Desfile da Força Aérea Brasileira (FAB), da Esquadrilha da Fumaça e a Pirâmide Humana.

Acompanhe tudo sobre:BrasíliaFeriadosMichel Temer

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP