Brasil

Começa ato pró-Lula em acampamento perto do TRF-4 em Porto Alegre

Durante o evento, devem se intercalar falas de parlamentares favoráveis à absolvição de Lula e apresentação de músicos

Protesto pró-Lula: acampamento reúne pessoas de todo o Brasil e até simpatizantes de outros países da América Latina (Paulo Whitaker/Reuters)

Protesto pró-Lula: acampamento reúne pessoas de todo o Brasil e até simpatizantes de outros países da América Latina (Paulo Whitaker/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de janeiro de 2018 às 11h23.

Porto Alegre - Começou na manhã desta quarta-feira, 24, um ato de apoio ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no acampamento onde estão concentrados os simpatizantes que se deslocaram ao Rio Grande do Sul para acompanhar o julgamento que ocorre no TRF-4.

Durante o evento, devem se intercalar falas de parlamentares favoráveis à absolvição de Lula e apresentação de músicos.

Neste momento, está com a palavra o deputado Luiz Carlos Caetano, do PT da Bahia. Também participam do evento as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ).

O acampamento reúne pessoas de todo o Brasil e até simpatizantes de outros países da América Latina.

O professor Geraldo Correia, 42, é uruguaio e decidiu participar do acampamento pró Lula "porque essa é uma causa de toda América latina", diz. "Estou impressionado com a calma e a ordem do movimento", acrescenta.

As irmãs Josefa Faustino, 60, e Maria José Faustino, 53, são de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e enfrentaram 17 horas de ônibus. São domésticas e, assim como muitos no acampamento, estão usando celulares para assistir ao julgamento. Segundo o PT do Rio Grande do Sul, há 30 mil pessoas na vigília.

Pouco antes do fechamento deste texto, na divisa entre o acampamento e a barreira policial, manifestantes começaram a gritar palavras de ordem pedindo "Lula presidente".

Membros da organização pedem aos manifestantes que não haja hostilidades, não se avance as grades e lembram que "a luta não termina hoje".

Acompanhe tudo sobre:JustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaPorto AlegreProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Dino cobra de 10 estados relatório explicando as razões por trás dos altos indíces de incêndios

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio