Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - O clube francês Paris Saint-Germain anunciou a contratação do atacante brasileiro Neymar por 222 milhões de euros

Neymar: o atacante será apresentado nesta sexta em Paris (David Ramos/Getty Images)

Neymar: o atacante será apresentado nesta sexta em Paris (David Ramos/Getty Images)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 4 de agosto de 2017 às 06h51.

Última atualização em 4 de agosto de 2017 às 07h32.

Combustíveis: aumento suspenso

A Justiça Federal em Macaé, no Rio, suspendeu nesta quinta-feira o aumento das alíquotas do PIS e Cofins sobre os combustíveis. A decisão, liminar, é válida para todo o território nacional e suspende os efeitos do Decreto 9.101/207, de 20 de julho, que aumentou, em média, em 0,41 centavos o preço do litro da gasolina. A Advocacia-Geral da União afirmou que vai recorrer. Ontem, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, havia concedido um prazo de cinco dias para o presidente Michel Temer apresentar esclarecimentos e argumentos sobre o decreto do aumento dos combustíveis. A solicitação de Weber foi feita diante de uma ação trazida ao tribunal pelo PT, que questiona a constitucionalidade do aumento por decreto.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Ares de normalidade

Um dia após o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer pela Câmara dos Deputados, a ordem é seguir a agenda do governo como se nada tivesse acontecido. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira um cronograma de votação para a reforma da Previdência. Meirelles acredita que a proposta deve ser votada na Câmara e no Senado até outubro, sem novas concessões. A reforma tributária seria votada logo em seguida, por volta de novembro. “A sinalização de ontem não foi necessariamente negativa. Era o quorum demandado para aquela decisão”, disse o ministro na saída de evento do banco Goldman Sachs. “Idealmente espera-se que a Previdência seja votada em primeiro lugar. (…) A gente pode votar a tributária primeiro”. O Ministério estuda também os motivos da baixa arrecadação para saber se será ou não necessário aumentar o déficit de 139 bilhões de reais apresentado ao Congresso.

_

Reorganizar a base

No mesmo evento, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o objetivo do governo daqui para frente é reorganizar a base aliada para avançar com as reformas, em especial Propostas de Emenda à Constituição, caso da Previdência, que precisa de 308 votos para ser aprovada na Câmara. “Ao olhar três, quatro semanas atrás, o governo teve resultado melhor [na votação da denúncia] que todos projetavam”, disse. “É muito importante que se traga de forma unida o PSDB de volta para o governo. Deputados que votaram pela abertura das denúncias não necessariamente votarão contra as reformas”.

_

Aécio segue afastado do PSDB

Em reunião nesta quinta-feira, o PSDB definiu que o senador Tasso Jereissati (CE) continua na Presidência do partido, no lugar do licenciado Aécio Neves (MG). Ficou fechada também a antecipação do calendário para a nova eleição da Executiva Nacional, quando será escolhido tanto o próximo presidente tucano como o candidato do PSDB à Presidência da República nas eleições de 2018. “O senador Tasso hoje é quem tem as melhores condições de conduzir a renovação do PSDB”, disse Aécio. A ver quem será o mandatário: o mineiro é favorável à aliança com o Palácio do Planalto, o cearense é a favor do desembarque da base aliada.

A volta da carne

As exportações de carne bovina do Brasil atingiram 129.000 toneladas em julho, um aumento de 22,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço nas vendas foi possível diante do crescimento de compras de Hong Kong, China e Egito. As informações são da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. Em valores, as exportações do país avançaram 31% em julho, para 540 milhões de dólares. Nos sete primeiros meses deste ano, as exportações de carne bovina in natura do Brasil atingiram mais de 2,6 bilhões de dólares, alta de 3,1% sobre o faturado no mesmo período de 2016. A retomada do mercado é importante para o setor, abalado pelas crises da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, e também pelas delações de Joesley Batista, dono do frigorífico JBS. As ações da JBS tiveram alta de 0,39%. Já os papéis da concorrente BRF subiram 3,08%, a segunda maior alta do Ibovespa.

Neymar no PSG

O clube francês Paris Saint-Germain anunciou na tarde desta quinta-feira a contratação do atacante brasileiro Neymar por 222 milhões de euros (cerca de 820 milhões de reais). É a maior transação da história do futebol, superando de longe os 105 milhões de euros que o Manchester United, da Inglaterra, pagou em 2016 pelo meia francês Paul Pogba. A apresentação oficial de Neymar será nesta sexta-feira, numa conferência de imprensa no estádio do clube, o Parc des Princes.

O novo chanceler venezuelano

Foi nomeado nesta quinta-feira o novo chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza. Ele é ex-vice-presidente do país e atual ministro de Desenvolvimento Mineiro e Ecológico do governo de Nicolás Maduro. Arreaza é casado com a filha mais velha do ex-presidente Hugo Chávez, Rosa Virginia Chávez, e substitui a chanceler Delcy Rodríguez, que agora é integrante da Constituinte. A nomeação da Constituinte estava marcada para hoje, mas foi adiada porque 35 dos 545 eleitos ainda estão com proclamação pendente no poder eleitoral.

Fora, Venezuela

O presidente argentino, Mauricio Macri, afirmou nesta quinta-feira em sua conta no Twitter que a Venezuela deve ser definitivamente suspensa do Mercosul, em razão das violações contra os direitos humanos que estão sendo cometidas pelo presidente Nicolás Maduro. Para o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que também se pronunciou nesta quinta, a Constituinte simboliza “a destruição da democracia na Venezuela”. O Uruguai, por sua vez, é contra a suspensão do país do bloco e tem se posicionado a favor do diálogo entre governo e oposição, sem a aplicação de sanções.

Vice figurativo no Equador?

O vice-presidente do Equador, Jorge Glas, teve todas as suas atribuições retiradas pelo presidente Lenín Moreno dois meses após a eleição da chapa. O vice, porém, não será destituído do cargo. Glas, que também foi vice do ex-presidente Rafael Correa, é acusado de envolvimento em escândalo de corrupção ligado à Odebrecht. Em carta divulgada ontem, ele acusou Lenín Moreno de manipular os números da economia de maneira perversa, de acusar membros da gestão anterior de corruptos e de entregar o controle dos veículos estatais para representantes da grande mídia.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisEquadorExame HojeGoverno TemerMichel TemerNeymarPSDBVenezuela

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas