Michel Temer recebe Jair Bolsonaro para a troca no comando do poder Executivo, em 2019. (Valter Campanato/Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2022 às 16h14.
Os últimos dez anos da política nacional brasileira são o foco do podcast original do Spotify, Passado a Quente, que ajuda compreender os momentos mais importantes do período. A produção conta com dez episódios - um para cada ano - e traz depoimentos de testemunhas que foram peças centrais da história nacional. Entre eles estão o ex-presidente Michel Temer (MDB), a ex-candidata a presidente e deputada federal eleita Marina Silva (Rede), além do ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (União Brasil).
Os episódios dos anos de 2013 a 2021 já estão no ar e foram lançados desde agosto deste ano. A edição e direção de som é de Victor Parolin. No dia 22 de outubro, uma semana antes do segundo turno das eleições, estreia a produção do ano de 2022.
Rodrigo Vizeu, roteirista e narrador da série, explica que o ano de 2022 vai ser lançado de forma parcial. "Vai ser focado nas eleições e o que de mais importante aconteceu no ano até ali. Vai ser uma história de dez dos doze meses do ano", diz.
Entre os fatos marcantes revisitados pelo podcast está o ano de 2014. O Brasil foi o anfitrião da Copa do Mundo de futebol e os torcedores assistiram ao fatídico 7x1 contra a Alemanha na semifinal. Na política, os brasileiros acompanharam as eleições mais acirradas da história após a ditadura.
A reeleição apertada da então presidente Dilma Rousseff (PT) em cima de Aécio Neves (PSDB) deixou exposto o acirramento político no Brasil e potencializou as manifestações que levaram ao impeachment da presidente dois anos depois - fato também narrado pelo podcast no episódio de 2016.
A pandemia de covid-19 é um dos principais assuntos do episódio do ano de 2020. O Brasil teve que lidar com a maior taxa de vítimas da história brasileira e uma crise sanitária sem precedentes. No mundo, a morte de George Floyd, um americano negro, morto asfixiado por um policial branco, causou revolta e levou manifestantes às ruas nos Estados Unidos, dando início ao movimento "Black Lives Matter", se espalhando pelo mundo todo.
O novo capítulo da série, que será lançado no dia 22 de outubro, começa com uma contextualização do ano de 2022, marcado, no cenário mundial, pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. No Brasil, o retorno do carnaval, ainda que em abril, dá a impressão de que o período pandêmico ficou no passado, enquanto o governo federal anuncia o fim do estado de emergência sanitária. Os brasileiros enfrentam um cenário de polarização política que precede as novas eleições gerais de 2022.
LEIA TAMBÉM: