Brasil

Com suspensão de ação contra Samarco, famílias temem impunidade

Integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, Joceli Andrioli disse que a Justiça trata o povo "como bobos"

Mariana: representantes de movimentos e integrantes de comissões se disseram surpresos com a medida judicial (Ricardo Moraes/Reuters)

Mariana: representantes de movimentos e integrantes de comissões se disseram surpresos com a medida judicial (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 08h38.

São Paulo - A reação de ativistas e pessoas diretamente afetadas pela tragédia diante da suspensão do processo foi de indignação. Representantes de movimentos e integrantes de comissões se disseram surpresos com a medida judicial, que, para eles, demonstra impunidade em relação ao rompimento da barragem.

Integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, Joceli Andrioli disse que a Justiça trata o povo "como bobos". "Estamos estarrecidos de ver essa completa inoperância da Justiça. Parece de fato que a tendência é se fazer vista grossa em relação a grandes empresas que cometeram o maior crime social e ambiental dos últimos tempos", disse.

Andrioli sustentou que as provas do processo vão muito além das escutas e são suficientes para que os acusados sejam condenados. "Espero que a sensatez retorne a esse processo porque há necessidade de punição exemplar para que fatos semelhantes não voltem a acontecer no nosso País", completou.

A posição foi compartilhada por Thiago Alves, integrante da comissão de atingidos de Barra Longa, segunda cidade a ser afetada pela lama da barragem. "Existe um sentimento coletivo de total descrença com a Justiça e a certeza da impunidade das mineradoras. O clima é de uma grande indignação", disse. Alves disse que cobrará do Ministério Público Federal (MPF) medidas para tentar reverter a decisão. "O mínimo que esperamos é essa responsabilização."

Acompanhe tudo sobre:JustiçaMariana (MG)Ministério PúblicoSamarco

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP