Brasil

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Evento ocorrerá na segunda-feira, 11, e não deverá contar com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que foi convidado

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 16h55.

Última atualização em 8 de agosto de 2025 às 17h41.

Tudo sobreAlexandre de Moraes
Saiba mais

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) vai realizar a partir de segunda-feira, 11, a XXIII Semana Jurídica, evento para comemorar o Dia do Advogado, na mesma data. Seria apenas mais um seminário da corte de contas paulista, não fosse a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que fará a palestra inicial.

Nos dias seguintes, participarão figuras públicas como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o secretário estadual da Fazenda, Samuel Kinoshita.

Apesar de o evento ter sido marcado há meses e o ministro ter sido convidado no início do ano, a presença de Moraes, dias depois de determinar a prisão domiciliar do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, levou grupos bolsonaristas a reclamar do seminário pelas redes sociais.

O blogueiro Allan dos Santos, alvo de Moraes em um inquérito no STF e que está foragido nos Estados Unidos, postou no X sobre o evento no TCE e seus seguidores começaram a marcar não só a corte, que passou a ser alvo de críticas, como políticos bolsonaristas.

Segurança reforçada e expectativas para o evento

Sem se dizer surpreendido pela repercussão, o presidente do tribunal, Antonio Roque Citadini, afirmou que vai reforçar a segurança durante a semana de eventos.

– Não esperamos manifestações de ninguém, pois o evento é fechado e todos os espaços [cerca de 250 lugares] já estão reservados. Nossa segurança será reforçada, sim, mas ela já é boa e não teremos problemas – afirma.

Para Citadini, a repercussão nas redes depois das postagens de Allan dos Santos não precisaria ter acontecido, pois o palestrante inicial não foi convidado de última hora.

– Todo ano, em geral, vem algum ministro aqui. Já vieram Dias Toffoli e André Mendonça, mais recentemente. O governador Tarcísio de Freitas veio ano passado e este ano, apesar do convite, não deverá comparecer, mas também não será algo inédito. Não é sempre que o governador da ocasião vem ao evento – diz o conselheiro.

O motivo para o governador não estar presente, segundo Citadini, é que ele não seria o orador, apenas espectador.

Outro ponto polêmico que está movimentando as redes diz respeito à honraria que o TCE vai entregar a Moraes: o Colar do Mérito da Justiça de Contas. Ainda segundo Citadini, que vai se aposentar neste ano, a homenagem também não tem a ver com questões políticas e é geralmente oferecida aos oradores que abrem o evento.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre de MoraesSupremo Tribunal Federal (STF)Simone-Tebet

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro