Brasil

Com Petrobras, BNDES desembolsa R$153,6 bi no ano até novembro

Operação de capitalização da Petrobras puxou o crescimento de 31% dos desembolsos do banco em relação a 2009.

Sem contar a capitalização da Petrobras, crescimento dos desembolsos foi de apenas 10% em relação a 2009 (Divulgacao)

Sem contar a capitalização da Petrobras, crescimento dos desembolsos foi de apenas 10% em relação a 2009 (Divulgacao)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2010 às 16h30.

São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta segunda-feira que os desembolsos totais de janeiro a novembro atingiram 153,6 bilhões de reais, aumento de 31% sobre igual intervalo de 2009.

Segundo o banco de fomento, o desempenho acumulado dos primeiros 11 meses do ano foi influenciado pela operação de capitalização da Petrobras, realizada em setembro.

"Sem considerar a operação da Petrobras - que estatisticamente se enquadra na rubrica 'outras operações de mercado' - , os desembolsos do banco, até novembro último, ficaram em 128,8 bilhões de reais, mostrando crescimento de 10% sobre igual período do ano passado", informou o BNDES em comunicado.

Em novembro apenas, as liberações foram de 12,7 bilhões de reais, aumento de 16% sobre o mesmo mês do ano passado.

Excluindo a capitalização da Petrobras, o BNDES estima desembolsos em todo o ano de 2010 da ordem de 140 bilhões de reais, ligeiramente acima de 2009.

Neste ano até novembro, as aprovações de empréstimos do BNDES somaram 174,1 bilhões de reais e as consultas, 238,4 bilhões de reais.

Indústria lidera

A indústria recebeu 73,2 bilhões de reais do BNDES de janeiro a novembro, com destaque para o setor de alimentos e bebidas - com 12,8 bilhões de reais, alta de 115%.

A área de infraestrutura tomou empréstimos de 47 bilhões de reais do banco, com transportes recebendo 23,6 bilhões de reais do montante, quase o dobro do observado de janeiro a novembro de 2009.

Acompanhe tudo sobre:BNDESCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Brasil

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais

Brasil inaugura maior biofábrica de 'mosquitos do bem' do mundo: 100 milhões de ovos por semana