Brasil

Com greve, Tesouro Direto muda funcionamento na segunda

Em nota publicada em seu site, o Tesouro cita "restrições operacionais" como razão para a mudança, sem mencionar diretamente a greve


	Dinheiro: em comunicado, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que os investimentos em títulos do programa passarão a ser realizados das 18h às 5h
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Dinheiro: em comunicado, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que os investimentos em títulos do programa passarão a ser realizados das 18h às 5h (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2016 às 21h17.

Brasília - Com a paralisação dos servidores do Tesouro Nacional, o horário de funcionamento do Tesouro Direto, programa de investimentos em títulos públicos pela internet, será alterado temporariamente a partir da próxima segunda-feira, dia 22.

Em comunicado, a Secretaria do Tesouro Nacional informou que os investimentos em títulos do programa passarão a ser realizados das 18h às 5h.

O horário normal de aplicação é das 9h às 5h do dia seguinte. Com a mudança, não será possível fazer agendamentos das 9h às 18h. Já o horário para o resgate das aplicações, que já é das 18h às 5h, não será alterado.

Em nota publicada em seu site, o Tesouro cita "restrições operacionais" como razão para a mudança, sem mencionar diretamente a greve. Nesta semana, servidores elevaram a pressão sobre o governo por reajustes salariais e detonaram um clima de rebelião no Tesouro.

Em busca de equiparação com os ganhos obtidos pelos auditores fiscais da Receita Federal, que venceram a queda de braço e conquistaram aumento salarial e um bônus por eficiência, 95 dos 123 gerentes do Tesouro (77%) entregaram seus cargos.

O ofício comunicando a saída dos gerentes foi protocolado no órgão na última terça-feira (16) pelo Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), após três semanas de greve. O restante do corpo funcional se comprometeu a não assumir os postos que ficaram vagos.

A paralisação já vinha deixando o sistema do Tesouro Direto instável e ameaça repasses da União a Estados e municípios. Os gerentes são considerados o "coração" do Tesouro, responsáveis pela parte operacional do dia a dia do órgão, fazendo a interação entre os analistas e os coordenadores, que estão em nível mais elevado de comando.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasGrevesTesouro DiretoTesouro Nacional

Mais de Brasil

Rio tem sensação térmica de 48,9°C neste domingo

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade