Brasil

Com estiagem, nível de água da Cantareira atinge 17,8%

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo conta apenas com o volume morto do sistema, a chamada reserva técnica


	Coletor de água no sistema Cantareira: volume morto atingiu nível de 17,8% nesta quarta
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Coletor de água no sistema Cantareira: volume morto atingiu nível de 17,8% nesta quarta (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2014 às 13h36.

São Paulo - A estiagem comum para esta época do ano e a falta de chuvas regulares no verão mantêm em baixa a captação de água do Sistema Cantareira, cujo nível atingiu hoje (16) 17,8%, ante 18%, registrado ontem (15). Para garantir o abastecimento da cidade de São Paulo e de parte do interior paulista, somando 9 milhões de consumidores, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) conta só com o volume morto do sistema, a chamada reserva técnica, com previsão para durar até março de 2015.

O armazenamento disponível é apenas um terço da oferta que havia há um ano, quando o nível estava em 54,9%. O quadro é ainda mais crítico porque os recursos hídricos de outros mananciais onde a Sabesp procurou complementar a oferta, também diminuíram. O Sistema Alto Tietê, que há dois dias indicava nível de 23,6%, baixou para 23,4%.

A Agência Nacional de Águas e o Departamento de Água e Energia Elétrica prorrogaram, no último dia 11, o direito de uso do Sistema Cantareira pela Sabesp para 31 de outubro do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentosao-pauloServiços

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP