O ex-presidente fará uma espécie de “turnê” pelo Rio, nos dias 15 e 16 deste mês, para manifestar apoio a candidatos a prefeito de seu partido (Ton Molina/Bloomberg/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 13 de março de 2024 às 12h22.
Última atualização em 13 de março de 2024 às 12h30.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai participar neste sábado do evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) à prefeitura do Rio. A solenidade será na quadra da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, localizada na Zona Oeste do Rio. Segundo o PL, o espaço foi escolhido para receber o evento por conta da sua localização, em uma região de fácil acesso, e alugado pela legenda de forma contratual por R$ 10 mil, sem nenhuma relação com a direção da agremiação.
O evento na escola de samba, que tem o bicheiro Rogério Andrade como seu patrono, será a primeira aparição de Bolsonaro ao lado de Ramagem no Rio de Janeiro em um evento relacionado à eleição de 2024. O ex-presidente é tido com o principal cabo eleitoral da campanha do deputado federal, que comandou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante seu governo.
O ex-presidente fará uma espécie de “turnê” pelo Rio, nos dias 15 e 16 deste mês, para manifestar apoio a candidatos a prefeito de seu partido. Com trajetória política construída no estado, ele pretende dar início de vez ao projeto do PL de conquistar o comando de pelo menos 20 das 92 cidades fluminenses nas eleições de 2024.
A agenda de Bolsonaro prevista para o estado do Rio segue a mesma estratégia aplicada em São Paulo. Principal cabo eleitoral do PL, o ex-presidente participou no primeiro fim de semana deste mês de uma série de eventos no interior paulista. Ele passou por cinco cidades: Americana, Nova Odessa, Itu, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste. O principal intuito foi apresentar aliados para as eleições municipais deste ano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também esteve em Padre Miguel durante o segundo tudo da campanha eleitoral, em 2022. Na época, no entanto, ele não foi na quadra da escol e fez uma caminhada no Ponto Chic, tido como um polo cultural do bairro de Padre Miguel, numa tentativa de virar a eleição na Zona Oeste, onde no primeiro turno só tinha vencido Jair Bolsonaro (PL) em uma zona eleitoral (a da comunidade de Rio das Pedras).
Em frente ao trio onde Lula discursou, foi montado uma espécie de recuo da bateria para apresentação dos ritmistas e do casal de mestre-sala e porta-bandeira, mas a escolha que se apresentou não foi a Mocidade e sim a Unidos de Padre Miguel, que tem como símbolo um boi vermelho.
A verde e branco, no entanto, marcou presença no evento organizado pelo atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em fevereiro, quando o gestor promoveu um jantar comemorativo para Lula. Na cerimônia, que teve uma roda de samba e apresentações de Zeca Pagodinho e Alcione, integrantes da escola de Padre Miguel foram destaque.