Brasil

Com atraso, ministério contempla 6.152 com Bolsa Atleta

A relação corresponde ao ano-calendário 2016, com base nos resultados esportivos obtidos em 2015


	Bolsa Atleta: "Com a inclusão no sistema previdenciário, o atleta terá acesso a inúmeros benefícios"
 (Ueslei Marcelino / Reuters)

Bolsa Atleta: "Com a inclusão no sistema previdenciário, o atleta terá acesso a inúmeros benefícios" (Ueslei Marcelino / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2016 às 12h50.

São Paulo - Com um mês e meio de atraso, uma vez que o edital previa a divulgação dos contemplados entre 7 e 10 de junho, o ministério do Esporte anunciou nesta sexta-feira a lista com os 6.152 brasileiros que receberão Bolsa Atleta pelo próximos 12 meses.

A relação corresponde ao ano-calendário 2016, com base nos resultados esportivos obtidos em 2015.

Desde a semana passada, quando ainda estavam sendo pagas parcelas referentes ao ano-calendário 2015, o governo desconta 20% da bolsa concedida a atletas de mais de 16 anos que recebem mais que um salário mínimo.

Pelo que explicou o ministério do Esporte aos atletas, por e-mail, essa é uma determinação do Art. 41 da Lei 13.155, aprovada pelo Congresso Nacional em agosto de 2015.

A partir de agora, os atletas são obrigatoriamente filiados ao Regime Geral de Previdência Social como contribuintes individuais. A contribuição é paga descontando-a do valor pago aos atletas.

"Com a inclusão no sistema previdenciário, o atleta terá acesso a inúmeros benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente, entre outros", explicou o governo aos atletas.

Após uma expressiva queda no número de contemplados de 2014 (6.667) para 2015 (6.093), agora o total de atletas sofreu leve aumento, para 6.152.

O número total de beneficiários, porém, é sempre um pouco maior porque este edital não contempla quem recebe Bolsa Pódio.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAtletasbolsas-de-valoresEsportistasMinistério do Esporte

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar