Brasil

Colaborador da Funai é assassinado em região remota da Amazônia

Maxciel Pereira dos Santos trabalhava no Vale do Javari, local que abriga a maior concentração de tribos indígenas não contactadas do mundo

Indígenas: colaborador da Funai Maxciel Pereira dos Santos foi assassinado a tiros (Andre Coelho/Reuters)

Indígenas: colaborador da Funai Maxciel Pereira dos Santos foi assassinado a tiros (Andre Coelho/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de setembro de 2019 às 10h09.

São Paulo — O indigenista Maxciel Pereira dos Santos foi assassinado na frente de seus familiares na cidade de Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, informou no domingo a Indigenistas Associados (INA), associação de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Colaborador e ex-servidor da Funai, Santos foi "assassinado a sangue frio" diante de sua família em uma rua movimentada de Tabatinga, que fica próxima da fronteira da Amazônia brasileira com a Colômbia e o Peru.

Em nota, a INA mencionou evidências de que o assassinato ocorrera em represália ao papel de Santos no combate a invasões ilegais por caçadores, madeireiros e mineradores na reserva do Vale do Javari, local que abriga a maior concentração de tribos indígenas não contactadas do mundo.

Santos atuava há mais de 12 anos junto à Funai, sendo cinco deles como chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial do Vale do Javari, disse a INA.

A Funai tem três sedes na região para proteger a reserva, que abriga cerca de 6 mil pessoas de oito tribos indígenas e cerca de 16 tribos não contactadas.

A INA expressou preocupação com a investigação do caso e punição dos responsáveis, pedindo que as autoridades demonstrem que o Brasil "já não compactua com a violência contra os que, na forma da lei, se dedicam à proteção e promoção dos direitos indígenas".

A associação também pediu que as autoridades protejam agentes que seguem atuando na proteção de terras indígenas e na promoção dos direitos dos povos nativos.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaFunaiIndígenasMortes

Mais de Brasil

Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para defesa pessoal de advogados

TCU analisa nesta quarta resultados preliminares de auditoria na Previ após déficit em 2024

Linha 2 do metrô tem 11 estações fechadas após desabamento de muro no Engenho da Rainha

Prefeito de Barueri (SP) tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral e é condenado à inelegibilidade