Brasil

COI espera que caos na preparação dos Jogos seja isolado

O comitê espera que não tenha que enfrentar de novo um teste tão estressante quando as problemáticas preparações para a Olimpíada


	Olimpíada: Bach disse que os organizadores e o CoI têm enfrentado e sobrevivido à recessão econômica e crise política no Brasil
 (Getty Images)

Olimpíada: Bach disse que os organizadores e o CoI têm enfrentado e sobrevivido à recessão econômica e crise política no Brasil (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 17h10.

Rio de Janeiro - As problemáticas preparações para a Olimpíada do Rio provaram que o modelo dos Jogos pode suportar os mais difíceis desafios, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) espera que não tenha que enfrentar um teste tão estressante novamente, disse o presidente do Comitê, Thomas Bach, nesta quinta-feira.

Falando na véspera da cerimônia de abertura, Bach disse que os organizadores e o CoI têm enfrentado e sobrevivido à recessão econômica e crise política no Brasil.

"Se esse modelo financeiro dos Jogos Olímpicos supera um teste de estresse como este no Brasil, então você pode ver que este modelo é mais do que robusto", disse Bach a repórteres.

"Estes tempos não foram sempre fáceis, nem mesmo agora. Portanto, eu acho que podemos dizer muito claramente que o modelo financeiro dos Jogos realmente aguentou um teste estressante, o qual eu espero que nós não tenhamos que suportar novamente no futuro."

Quando o Rio foi indicado para os Jogos em 2009, o país estava aproveitando um boom financeiro com crescimento anual de quase dois dígitos.

Apenas alguns anos depois, os organizadores ficaram sem dinheiro e o Estado do Rio de Janeiro sofreu uma catástrofe financeira, com o país enfrentando a pior recessão desde os anos 1930.

O COI, então, teve que pagar adiantada parte de sua contribuição financeira aos organizadores, para que pudessem completar os preparativos, que estavam perigosamente atrasados. 

Acompanhe tudo sobre:Olimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisEsportes

Mais de Brasil

O que é proibido levar para o CNU 2025? Saiba o que pode e o que não pode no dia da prova

CNU 2025: quantas questões preciso acertar para ser aprovado na prova objetiva?

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados