Brasil

Código da Mineração deve ser votado na próxima semana

Governo deve passar a semana discutindo o relatório do novo marco regulatório para o setor da mineração


	Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti: "nesta semana deveremos ter reunião para tratar do relatório que foi apresentado com diversos representantes do governo"
 (Elza Fiúza/ABr)

Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti: "nesta semana deveremos ter reunião para tratar do relatório que foi apresentado com diversos representantes do governo" (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 13h00.

Brasília - O governo deve passar a semana discutindo o relatório do novo marco regulatório para o setor da mineração para que ele seja votado na comissão que analisa a matéria "muito provavelmente" na próxima semana, afirmou nesta terça-feira a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Segundo a ministra, o parecer da proposta já foi entregue ao governo pelo relator, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).

"Nesta semana deveremos ter reunião para tratar do relatório que foi apresentado com diversos representantes do governo", disse Ideli a jornalistas, após reunião com senadores.

A ministra reiterou que o governo tem interesse na aprovação da matéria, em discussão desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva, mas que só foi enviada neste ano ao Congresso. O novo Código de Mineração chegou a tramitar sob urgência na Câmara, mas teve o regime alterado após negociação com deputados.

"E se não tivermos possibilidade de votar na comissão esta semana, muito provavelmente na semana que vem", acrescentou.

Com o novo código, o governo quer modernizar as regras que regem o setor de mineração desde a década de 1960, além de definir royalties e novos prazos para que os detentores de direitos sobre as jazidas iniciem a exploração e a produção.

Acompanhe tudo sobre:GovernoIndústriaMineraçãoPolítica

Mais de Brasil

O que é Nióbio e para que serve?

Amazonas, Maranhão, Roraima e Pará têm maior porcentagem de municípios com lixões, diz IBGE

China compra por R$ 2 bilhões reserva brasileira rica em urânio e nióbio, na Amazônia

STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes sociais por conteúdos publicados