Brasil

CNU: quando sairá o gabarito oficial? Confira onde acessar as respostas

Gabaritos preliminares das provas do Concurso Nacional Unificado estarão disponíveis a partir de terça-feira, 20 de agosto, no site do Ministério de Gestão e Inovação

Concurso Nacional Unificado oferta quase 7 mil vagas em cargos públicos em todo o Brasil. (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Concurso Nacional Unificado oferta quase 7 mil vagas em cargos públicos em todo o Brasil. (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 19 de agosto de 2024 às 09h13.

O Concurso Nacional Unificado (CNU), maior certame já realizado no Brasil, teve suas provas aplicadas no domingo, 18 de agosto, em todo o país. Com a oferta de 6.640 vagas em 21 órgãos federais, o concurso mobilizou milhões de candidatos. Para garantir a lisura do processo, foram elaboradas 36 versões diferentes das provas, cujos gabaritos preliminares serão divulgados nesta terça-feira, 20 de agosto, no portal do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Os cadernos de questões, referentes aos oito blocos de conhecimento das provas, foram disponibilizados online logo após a aplicação das avaliações. Os candidatos podem acessar esses documentos tanto pelo site do MGI quanto pela página da Cesgranrio dedicada ao CNU, utilizando o login do Gov.br.

Quando sai o resultado?

Conforme o cronograma do concurso, o resultado oficial será anunciado em 21 de novembro. De acordo com dados preliminares divulgados pelo Ministério de Gestão e Inovação, cerca de 1 milhão dos 2,14 milhões de inscritos compareceram aos locais de prova. O Ceará teve a maior taxa de abstenção, enquanto o Distrito Federal registrou a menor.

A abstenção de aproximadamente 50% está dentro da média para concursos deste porte, conforme destacou a ministra Esther Dweck. Ela afirmou que, em concursos de grande envergadura, é comum que a taxa de ausência seja elevada, algo que já era previsto pela organização do evento.

O cronograma inicial do CNU previa a aplicação das provas em 5 de maio, mas devido a eventos climáticos extremos, como as chuvas no Rio Grande do Sul, o certame foi adiado para agosto.

Mesmo com a abstenção elevada, o CNU continua sendo o maior concurso público já realizado no Brasil. As provas foram aplicadas em 228 cidades, abrangendo todos os estados, além do Distrito Federal. Além das vagas imediatas, o concurso também formou um cadastro de reserva com mais de 13 mil candidatos, que poderão ser chamados para futuras vagas, incluindo oportunidades temporárias.

Acompanhe tudo sobre:ConcursosConcursos públicos

Mais de Brasil

Após indiciamento, Bolsonaro critica atuação de Moraes: 'Faz tudo o que não diz a lei'

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e mais 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Lula comenta plano golpista para matá-lo: 'A tentativa de me envenenar não deu certo'

Às vésperas da decisão no Congresso, EXAME promove webinar sobre a regulação da reforma tributária