Brasil

CNI: uso da capacidade na indústria atinge 82,2%

Foi o primeiro crescimento em cinco meses; fatruamento da indústria caiu 0,7%

O nível do emprego industrial se manteve no mesmo patamar em outubro (EXAME/Divulgação)

O nível do emprego industrial se manteve no mesmo patamar em outubro (EXAME/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 15h45.

Após cinco meses seguidos de redução, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou em outubro para 82,2%, depois de ter chegado a 82% em setembro, de acordo com os Indicadores Industriais divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Com o resultado, segundo a CNI, o uso da capacidade retornou a um patamar similar ao de março deste ano. Na comparação com outubro de 2009, a UCI aumentou 1,4 ponto porcentual.

Depois de três meses seguidos de crescimento, no entanto, o faturamento real (descontada a inflação) na indústria recuou 0 7% em outubro, na comparação com setembro deste ano, com dados dessazonalizados. Ainda assim, na comparação com outubro do ano passado, as vendas da indústria no período foram 4,7% superiores.

Após ajuste nos meses anteriores, as horas trabalhadas na produção, em outubro, ficaram praticamente estáveis em relação ao mês anterior, com crescimento de 0,1%. Em relação a outubro de 2009, a expansão do indicador é de 4,7%.

Da mesma forma, o emprego industrial se manteve estável em outubro, na comparação com setembro. Como esse indicador não apresenta queda há 16 meses, o crescimento acumulado em relação a outubro do ano passado é de 6,5%. Além disso, como essa variável ficou estável no mês, o crescimento de 4,5% da massa salarial real, em outubro ante setembro (dados originais)está diretamente ligado ao rendimento médio dos trabalhadores, que cresceu 4,4% no mês. Em relação a outubro do ano passado, a massa salarial real apresenta aumento de 10%.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIndústrias em geralInflaçãoPreços

Mais de Brasil

TV Globo realiza 29 debates nesta sexta-feira; veja cidades, horário e como assistir ao vivo

Igor tem 58,1% e Eder Mauro, 33,7%, no segundo turno em Belém, diz Futura

Freire tem 54,8% e Bonavides, 39,2%, no segundo turno em Natal, diz Futura

Fernandes tem 49% e Leitão, 43%, no segundo turno em Fortaleza, diz pesquisa Ideia