Brasil

CNI: uso da capacidade instalada atinge 82,8%

Já o faturamento real das empresas recuou 0,6% em dezembro ante novembro, considerando dados dessazonalizados

Fábrica de máquinas industriais: uso da capacidade instalada aumentou (Germano Lüders/EXAME)

Fábrica de máquinas industriais: uso da capacidade instalada aumentou (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2011 às 11h14.

São Paulo - A atividade industrial recuou em dezembro do ano passado, apesar da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ter aumentado de 82 6% para 82,8%, na comparação com novembro, segundo os indicadores industriais divulgados nesta manhã pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O faturamento real das empresas recuou 0,6% em dezembro ante novembro, considerando dados dessazonalizados. De acordo com a entidade, o indicador mostrou alternância entre variações positivas e negativas nos últimos quatro meses de 2010. Já na comparação com dezembro de 2009, o faturamento real da indústria cresceu 6,1% e na média de janeiro a dezembro do ano passado, o faturamento ficou 9,9% maior que do ano anterior.

As horas trabalhadas na produção também registraram queda em dezembro, na comparação com novembro do ano passado. O recuo de 2,2% reverteu a alta que o indicador apresentou nos dois meses anteriores. No entanto, em relação ao mesmo mês de 2009, as horas trabalhadas cresceram 3,4% em dezembro. Na média do ano, o avanço foi de 7,1%.

Da mesma forma, pela primeira vez desde junho de 2009, o emprego na indústria caiu, com variação negativa de 0,5% em dezembro ante novembro. Ainda assim, a variável registrou aumento de 4,6% em relação a dezembro de 2009 e de 5,4% na média dos 12 meses de 2010.

A massa salarial real da indústria cresceu 10,2% em dezembro em relação a novembro. O dado, porém, não foi dessazonalizado. Comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, o crescimento da massa salarial foi de apenas 1,8%, enquanto na média do ano passado, a expansão foi de 5,9%.

Devido ao pagamento do 13º salário e outros extras como distribuição de lucros, o rendimento médio dos trabalhadores da indústria cresceu 12,3% em dezembro, na comparação com novembro (que também são dados originais). No entanto, destacou a CNI, esta foi a menor expansão para meses de dezembro desde o início da série histórica, em 2006. Na comparação com dezembro de 2009 houve recuo de 2,7%, enquanto na média de 2010, o indicador cresceu 0,5%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geral

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas