Brasil

CNI: indústria brasileira perdeu R$ 121,5 bi com a crise

Economista diz que recuperação internacional é lenta e freia o crescimento industrial do Brasil

Economista diz que indústria vai superar nível de produção pré-crise em dois meses (.)

Economista diz que indústria vai superar nível de produção pré-crise em dois meses (.)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2010 às 17h46.

São Paulo - A indústria brasileira perdeu R$ 121,5 bilhões durante a crise econômica internacional, de outubro de 2008 até o fim de 2009. Segundo a entidade, o valor deixou de ser faturado devido à escassez de crédito e redução da demanda externa.

O montante representou quase a metade de tudo o que a economia do país perdeu no período (cerca de 248 bilhões de reais). Segundo o economista da CNI Marcelo de Ávila, a queda só não foi maior por causa da forte demanda interna e da desoneração tributária de automóveis, eletrodomésticos e materiais de construção civil.

Entretanto, ele afirma que a produção industrial deve superar os níveis pré-crise em cerca de dois meses. "Os indicadores estão entre apenas 1% e 2% abaixo dos registrados nos meses anteriores a setembro de 2008", diz.

Para Ávila, o crescimento da atividade industrial brasileira não é mais forte atualmente porque o mercado externo se recupera de forma muito lenta. Alem disso, há ainda a taxa de câmbio valorizada, que reduz a competitividade das exportações brasileiras, especialmente diante da concorrência de produtos chineses.

Os cálculos de estimativa de perdas da indústria e da economia brasileira no período da crise foram feitos pela CNI considerando um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2008 e primeiro trimestre de 2009 de 1,8%. Esta foi a média de crescimento, sem influências sazonais, registrada nos três primeiros trimestres de 2008, anteriores à eclosão da crise.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCNI – Confederação Nacional da IndústriaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geral

Mais de Brasil

Bolsonaro indiciado pela PF: entenda o inquérito do golpe em cinco pontos

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes