Brasil

CNI/Ibope: população reprova serviços públicos do País

Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados acreditam que, "considerando o valor dos impostos, a qualidade dos serviços públicos deveria ser melhor no Brasil"

O pior resultado é o referente aos postos de saúde e hospitais, que foram reprovados por 81% dos entrevistados (Julio Aguiar/Creative Commons)

O pior resultado é o referente aos postos de saúde e hospitais, que foram reprovados por 81% dos entrevistados (Julio Aguiar/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 11h48.

Brasília - A população brasileira reprova a qualidade dos serviços públicos do País, segundo a pesquisa "Retratos da Sociedade Brasileira: Qualidade dos Serviços Públicos e Tributação", divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento realizado em parceria com o Ibope, os brasileiros aprovam apenas quatro de 12 serviços avaliados.

A pesquisa mostra que a população só está satisfeita com os fornecimentos de energia elétrica, água, iluminação pública e ensino superior. O pior resultado é o referente aos postos de saúde e hospitais, que foram reprovados por 81% dos entrevistados.

Entre os serviços que também precisam melhorar na opinião dos brasileiros ainda estão a limpeza e o transporte urbano, rodovias e estradas, conservação de ruas e avenidas, educação fundamental e ensino médio, segurança e atendimento em repartições públicas.

Segundo o levantamento, 81% dos entrevistados acreditam que, "considerando o valor dos impostos, a qualidade dos serviços públicos deveria ser melhor no Brasil". Da mesma forma, para 82% da população, o governo já arrecada o suficiente e, portanto, não precisa aumentar mais os impostos para melhorar a prestação de serviços. Além disso, 87% consideram que a carga tributária no País já é elevada e 79% revelam a percepção de que ela esteja aumentando nos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilFuncionalismoGestão pública

Mais de Brasil

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula

Gleisi Hoffmann diz que espera acordo após suspensão de decretos do IOF