Brasil

CNC: 64,8% das famílias brasileiras estão endividadas

O índice diminui em relação ao mês de janeiro (65,3%), mas aumentou em relação ao ano passado (63%)

Apesar da oferta de crédito no país, aumentou de 7,7% para 8,4% o porcentual de famílias endividadas que informaram não ter condições de pagar seus débitos (Creative Commons)

Apesar da oferta de crédito no país, aumentou de 7,7% para 8,4% o porcentual de famílias endividadas que informaram não ter condições de pagar seus débitos (Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2011 às 12h13.

Rio de Janeiro - O número de famílias endividadas recuou de fevereiro para março, segundo informou hoje a Confederação Nacional do Comércio (CNC), responsável pela pesquisa "Endividamento e Inadimplência do Consumidor". O levantamento, que ouviu 17.800 consumidores em todo o País, mostrou que o porcentual de famílias que se classificam como endividadas passou de 65,3% em fevereiro para 64,8% em março. No entanto, o porcentual de famílias endividadas em março deste ano é maior que o apurado no mesmo mês do ano passado, quando o índice atingiu 63%.

Segundo a CNC, o comprometimento da renda com gastos extras no início de ano conduziu a uma elevação no nível de endividamento das famílias nos primeiros dois meses de 2011. Ainda segundo a mesma pesquisa, manteve-se estável em 23,4% o porcentual de famílias endividadas que informaram estar com débitos em atraso, de fevereiro para março. Este porcentual é menor que o registrado em março do ano passado, de 27,3%.

Porém, de fevereiro para março, subiu de 7,7% para 8,4% o porcentual de famílias endividadas que informaram não ter condições de pagar seus débitos. Para a confederação, isso pode ter sido influenciado pelo atual mercado de crédito, que continua a apresentar condições menos favoráveis, com taxas de juros maiores e prazos mais curtos. No entanto, o porcentual de famílias sem condições de pagar suas dívidas em março deste ano ainda é menor que o apurado em março do ano passado (8,7%). Do total de famílias endividadas, 71,6% apontaram o cartão de crédito como modalidade principal. Na sequência parecem os carnês (21,9%) e o financiamento de carros (10,6%).

Consumo

A intenção de consumo das famílias brasileiras desacelerou em março, conforme a pesquisa "Intenção de Consumo das Famílias", elaborada a partir de 18 mil questionários apurados em todo o País. Segundo a CNC, o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado a partir das respostas dos entrevistados, caiu 1,7% em março ante fevereiro.

Na comparação com março de 2010, o ICF ainda é positivo, com alta de 0,9%. Embora a taxa seja superior a de fevereiro deste ano (0,7%), na comparação com igual mês do ano anterior a CNC informou que as taxas de elevação de fevereiro e de março do ICF são muito mais baixas do que a apurada para o indicador em janeiro de 2011, quando subiu 2,8% na comparação com janeiro de 2010. Para a entidade, estes dados reforçam a ideia de uma tendência de desaceleração no consumo das famílias brasileiras em março.

Segundo a confederação, as respostas foram influenciadas por uma piora, em março, nas avaliações das famílias brasileiras quanto ao emprego e à renda. De acordo com a entidade, o indicador de emprego atual, que mede a satisfação do brasileiro com o mercado de trabalho, caiu 2,2% em março ante fevereiro e mostrou queda de 0,3% na comparação com março de 2010. Já o indicador de renda atual, calculado a partir das respostas sobre a análise do consumidor quanto a sua renda, no momento, mostrou quedas de 1,3% em março ante fevereiro e baixa de 0,8% na comparação com março do ano passado.

O indicador que mede o interesse atual de compras de duráveis das famílias mostrou queda de 6,9% em março ante fevereiro e recuo de 0,5% na comparação com março de 2010. Para a CNC, a piora neste quesito é fruto da menor oferta e da diminuição de prazo nas modalidades de crédito no mercado em 2011.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCréditoDados de BrasilDívidas pessoais

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP