Brasil

Clima de verão: chuvas e altas temperaturas devem atingir ao menos 19 estados nesta terça

Inmet emitiu quatro alertas de chuvas intensas para a maior parte do país

 Chuva na W3 Sul, Setor Comecial de Brasília em 9 de outubro de 2024 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Chuva na W3 Sul, Setor Comecial de Brasília em 9 de outubro de 2024 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 06h46.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

A semana começou com chuvas em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta terça-feira, 7,  também será de precipitações em ao menos 19 estados, mas as temperaturas não devem cair. Alertas de chuvas intensas que cobre o Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste devem determinar dias quentes, parcialmente nublados, com pancadas isoladas.

Nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Amapá, Goiás, Piauí e Tocantins, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, de 60 a 100 km/h, que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O Climatempo explica que "a chuva nesta época do ano se dá com a atmosfera aquecida sob ar tropical", por isso é provável que seja forte e com temporais de raios, em especial da tarde para a noite.

Há ainda um alerta amarelo, para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, que engloba uma parte mais ampla do Acre, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso do Sul.

A atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) "pode aumentar o risco de chuva frequente e persistente nestes estados, sistema que deve atuar até pelo menos esta quinta-feira", diz.

No Sudeste, a chuva deverá atingir principalmente o Norte de Minas e o Espírito Santo, e acontecer de forma mais irregular e passageira no Rio. Já em São Paulo, "algumas cidades sequer podem ter chuva nesta semana, e a precipitação será bastante irregular no território paulista", segundo o MetSul Meteorologia.

Além da ZCAS, há ainda uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que deve espalhar ao longo da semana a chuva pela costa Norte da região Nordeste. De acordo com o MetSul Meteorologia, a tendência é de que a precipitação aumente gradualmente, atingindo principalmente Bahia, Maranhão e no Piauí.

Já no Sul, as chances de precipitação são mais escassas.

 

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoClimaBrasil

Mais de Brasil

Corpo de Juliana Marins chega ao Rio seis dias após resgate na Indonésia

Câmara troca comando do Conselho de Ética, e aliado de Bolsonaro assume presidência

Meta mantém ativo post contra Gleisi sobre fraude no INSS mesmo 12 dias após decisão judicial

Líderes da Câmara criticam ação do governo no STF contra derrubada do IOF e veem como 'tiro no pé'