Brasil

Cláudio Castro é reprovado por 48% e aprovado por 42%, diz pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa também revela que 52% dos eleitores acreditam que Castro não merece eleger um sucessor

Castro: a segurança é a área onde o governo é mais criticado (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Castro: a segurança é a área onde o governo é mais criticado (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 07h02.

O governador Cláudio Castro (PL) é aprovado por 42% dos eleitores do Rio de Janeiro e reprovado por 48%, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 27. O levantamento aponta que 10% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar sobre a gestão do governador.

Na avaliação do governo, 24% dos fluminenses classificam o trabalho como positivo, enquanto 35% consideram a administração regular. Já 31% avaliam a gestão de forma negativa, e 10% não souberam responder.

Os serviços públicos com pior avaliação são segurança (59%), saúde (46%) e transporte público (40%). A capacidade de atrair empresas foi o serviço que teve a melhor avaliação positiva, para 30% dos entrevistados.

A pesquisa também constatou que 62% dos fluminenses consideram que o Rio está pior do que outros estados, e 81% acreditam que o estado está parado ou piorando.

A avaliação negativa lidera em praticamente todos os recortes demográficos. O único grupo em que Castro vê um empata é entre os evangélicos, onde 25% avaliam a gestão de forma positiva e 25% de forma negativa.

Eleições 2026

A pesquisa também revela que 52% dos eleitores acreditam que Castro não merece eleger um sucessor, enquanto 39% acham que sim. Outros 9% não souberam ou não quiseram opinar.

Na corrida para o governo do Rio de Janeiro em 2026, o nome mais bem posicionado é o do prefeito Eduardo Paes (PSD), com 29% das intenções de voto.

Entre os adversários, Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 20%, seguido por Benedita da Silva (PT), com 7%, Washington Reis (MDB), com 5%, Rodrigo Bacellar (União Brasil), com 2%, e Monica Benicio (PSOL), que soma 1%. O percentual de indecisos chega a 12%, enquanto 24% afirmam que votariam em branco, nulo ou não votariam.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.404 entrevistas presenciais no estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Claudio-CastroRio de Janeiro

Mais de Brasil

Censo da Fiocruz aponta indústrias de IFA no mesmo patamar de 2013, mas com potencial de expansão

Primeiras ondas de frio chegam ao Brasil em abril — mas calor ainda deve predominar

Anvisa emite alerta sobre cremes dentais com fluoreto de estanho após relatos de lesões orais