Brasil

Claudia denunciada; Sem “acordão”…

Claudia denunciada Claudia Cruz, a mulher do deputado Eduardo Cunha, tornou-se oficialmente ré na investigação da Lava-Jato. O juiz Sergio Moro aceitou a denúncia contra ela por lavagem de dinheiro, por ocultar mais de 1 milhão de dólares no exterior e por usar o dinheiro ilegal recebido por Cunha para comprar bens de luxo no […]

CLAUDIA E CUNHA: ela se tornou oficialmente ré na investigação da Lava-Jato / Ueslei Marcelino/ Reuters

CLAUDIA E CUNHA: ela se tornou oficialmente ré na investigação da Lava-Jato / Ueslei Marcelino/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2016 às 19h00.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h33.

Claudia denunciada

Claudia Cruz, a mulher do deputado Eduardo Cunha, tornou-se oficialmente ré na investigação da Lava-Jato. O juiz Sergio Moro aceitou a denúncia contra ela por lavagem de dinheiro, por ocultar mais de 1 milhão de dólares no exterior e por usar o dinheiro ilegal recebido por Cunha para comprar bens de luxo no exterior. O deputado disse, em nota, que sua mulher tinha contas legais no exterior. Os procuradores seguem investigando a filha do deputado, Danielle Cunha.

Ação entre amigos

O presidente interino Michel Temer negou que estaria trabalhando para salvar o mandato de Eduardo Cunha. Recentemente, surgiram boatos de que ele estaria com medo do estrago que o deputado poderia fazer caso decidisse colocar sua tropa para atrapalhar o governo na Câmara. Em reunião com deputados nesta quinta-feira, ele disse que “o governo não é ação entre amigos”. Nos últimos dias, os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Geddel Vieira Lima, de Governo, tiveram encontros com a cúpula do PRB. Uma das integrantes do partido, Tia Eron, tem o voto decisivo sobre o relatório que pode cassar o mandato de Cunha na Câmara.

Sem votação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou mais uma vez a análise da consulta sobre os procedimentos referentes às cassações na Casa. Não houve quórum para a sessão. Na prática, a consulta, feita pelo presidente da Câmara, Waldir Maranhão, pode servir para salvar o mandato de Eduardo Cunha. Ela deve esclarecer os ritos da cassação, mas, dependendo da resposta, pode aliviar a pena dos deputados. A CCJ é dominada por aliados de Cunha.

Renan quer explicações

O presidente do Senado, Renan Calheiros, cobrou um esclarecimento sobre as suspeitas contra ele na Lava-Jato. O senador disse ser o maior interessado em ter os fatos esclarecidos. Calheiros também negou que haja algum tipo de “acordão” para salvá-lo, assim como a Romero Jucá, os senadores envolvidos no pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República. No caso de parlamentares, mesmo que o STF decida pela prisão, as casas legislativas devem aprovar o pedido.

A dívida continua

No começo da tarde desta quinta-feira, os estados rejeitaram a proposta do governo federal para renegociação das dívidas estaduais. Na reunião com os secretários estaduais da Fazenda, o secretário executivo do ministério, Tarcísio Godoy, apresentou uma sugestão de escalonamento das parcelas nos próximos 18 meses. Os estados queriam um período de carência de 24 meses. A proposta apresentada por Godoy teria um custo de 28 bilhões de reais para a União.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP