Brasil

Classificação da Fiesp coloca Brasil na 36ª posição de países competitivos

Grécia e Irlanda, que atravessam grave crise financeira, ficaram à frente do Brasil na lista

Apesar da baixa classificação, o Brasil aumentou sua nota e ultrapassou a Venezuela, atingindo a 36ª posição (Sean Gallup/Getty Images)

Apesar da baixa classificação, o Brasil aumentou sua nota e ultrapassou a Venezuela, atingindo a 36ª posição (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2010 às 21h42.

São Paulo - O Brasil é o 36º país mais competitivo entre 43 nações analisadas por uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo o levantamento, referente a 2009, divulgado hoje (15), os Estados Unidos são o país mais competitivo, com nota 91,4; seguido pela Noruega (77,5), Suíça (75,9) e Holanda (74,1). Os menos competitivos são a Índia (7,1), Indonésia (7,1) e Colômbia (17,5). A nota do Brasil foi 24,8.

A pesquisa da Fiesp coloca países como Grécia (na 29ª posição, com nota 39,6) e Irlanda (13ª posição, com nota 66,2), que atravessam grave crise financeira, à frente do Brasil que obteve 24,8.

Apesar da baixa classificação, o Brasil aumentou sua nota e ultrapassou a Venezuela, atingindo a 36ª posição. Em relação ao Bric (grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China) o país se aproximou de Rússia (28ª posição, com nota 41,8) e China (27ª posição e nota de 42,6).

Na América Latina, o Brasil é superado pela Argentina (32ª posição, com nota 36,9), pelo Chile (30ª posição, nota 39,5) e México (35ª posição, com nota 28,3), e à frente da Venezuela (38ª posição, com nota 20,6) e Colômbia (41ª posição, com nota 17,5).

“O nosso ponto forte é a possibilidade de atração de investimento, isso é uma coisa muito positiva. E o nosso mercado interno tem possibilidade de crescer. Mas hoje o grande problema que nós temos é a taxa de juros muito alta, carga tributária e o câmbio. Isso tira muito a nossa competitividade”, afirmou José Ricardo Roriz Coelho, diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilFiespIndústriaIndústrias em geral

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia