Brasil

Ciro Nogueira está no Palácio Bandeirantes, acertando apoio de Garcia a Bolsonaro

Na manhã de hoje, 4, Bolsonaro falou em "namoro" com Garcia, uma metáfora que costuma usar para se referir a alianças políticas

O presidente Jair Bolsonaro disse acreditar ainda que uma parte "considerável" dos tucanos deve apoiá-lo. (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

O presidente Jair Bolsonaro disse acreditar ainda que uma parte "considerável" dos tucanos deve apoiá-lo. (Marcos Corrêa/PR/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de outubro de 2022 às 14h54.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), estava por volta das 13h30 desta terça-feira, 4, na sede do governo de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, fazendo os acertos finais para o apoio do governador Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado no primeiro turno dessas eleições estaduais, ao presidente e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro.

O mandatário disputa o segundo turno dessas eleições contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os dois estão em busca de apoios para a formação de alianças mais robustas e que possam lhe dar dividendos nas urnas.

Hoje mais cedo, Bolsonaro falou em "namoro" com Garcia, uma metáfora que costuma usar para se referir a alianças políticas. O governador paulista está intensificando também as negociações para apoiar o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), que chegou ao segundo turno da disputa pelo governo paulista, contra o candidato do PT, Fernando Haddad.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta.

O presidente Jair Bolsonaro disse acreditar ainda que uma parte "considerável" dos tucanos deve apoiá-lo. A campanha de Bolsonaro espera que prefeitos do interior paulista decidam endossar a candidatura à reeleição do chefe do Executivo para tentar evitar uma vitória do PT.

"Eu acredito que, naturalmente, uma parte considerável do PSDB viria comigo em São Paulo, não vai apoiar o PT, até pelo histórico do Lula, o estrago que o Haddad fez em São Paulo também, pior prefeito da história da capital paulista", disse o presidente. "Conversar sobre política. É igual a um namoro, né? Você parte para o noivado ou não", respondeu o presidente, sobre o teor da conversa que terá com Rodrigo Garcia.

LEIA TAMBÉM:

Ciro Gomes apoia Lula no segundo turno, seguindo decisão do PDT

Reeleito em MG, Zema diz que apoiará Bolsonaro no 2° turno

Acompanhe tudo sobre:Ciro NogueiraEleiçõesEleições 2022Jair BolsonaroPolítica

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar