Brasil

Ciro irá bem, mas não ameaça vaga de Haddad no 2º turno, avalia Eurasia

Para consultoria, só o colapso da candidatura de Fernando Haddad daria a Ciro Gomes alguma chance de ir para o 2º turno

O candidato à presidência, Ciro Gomes (Sergio Lima/Bloomberg/Bloomberg)

O candidato à presidência, Ciro Gomes (Sergio Lima/Bloomberg/Bloomberg)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 12h44.

Última atualização em 7 de outubro de 2018 às 13h29.

São Paulo – O candidato à presidência do PDT, Ciro Gomes, estava em terceiro nas pesquisas eleitorais divulgadas neste final de semana e em primeiro entre os “Assuntos Quentes” no Twitter na manhã desde domingo, 7 de outubro. Apesar dos números e das manifestações nas redes sociais, contudo, Ciro não deve avançar para o 2º turno das eleições 2018 na avaliação da consultoria Eurasia.

A consultoria divulgou suas análises preliminares do cenário eleitoral do Brasil para o 1º turno na última sexta-feira. De acordo com o relatório, a estimativa é a de que Ciro registre uma boa votação, mas não boa o suficiente para avançar rumo ao 2º turno e desbancar o petista Fernando Haddad da disputa.

“Haddad tem uma base leal de apoio, composta basicamente de pessoas que se identificam com o PT espontaneamente”, explicaram os analistas, “está muito difícil para o Ciro conseguir chegar ao 2º turno. Teríamos que ver um colapso do apoio ao petista e não estamos vendo sinais de que isso está acontecendo”, continuaram.

Eleições 2018

Os principais candidatos à presidência (Jair Bolsonaro, do PSL, Fernando Haddad, do PT, e Ciro Gomes, do PDT) já compareceram às urnas para votar. Na última pesquisa DataFolha, divulgada na noite de sábado, Bolsonaro registrava 40% das intenções de voto, sem contar eleitores que pretendem votar em branco ou nulo, ou estão indecisos, ante 25% do candidato do PT. Ciro, por sua vez, registrava 15% das intenções de voto.

A votação para as eleições 2018 começou em todo o país às 08h (horário de Brasília). Às 10h da manhã (horário de Brasília), as urnas se encerraram em ao menos 17 países. Mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a votar para escolher presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesEleições 2018Fernando HaddadJair Bolsonaro

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS