Brasil

Ciro e Maia se encontram, mas não fecham decisão sobre aliança

Maia deve anunciar a desistência da candidatura nas próximas semanas e procura alternativas para que o DEM não feche novamente uma aliança com o PSDB

Ciro Gomes: pré-candidato do PDT teria deixado claro que gostaria de contar com apoio do Centrão (Ricardo Moraes/Reuters)

Ciro Gomes: pré-candidato do PDT teria deixado claro que gostaria de contar com apoio do Centrão (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de junho de 2018 às 15h51.

Brasília - O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, se reuniu na noite desta terça-feira, 19, em Brasília, com representantes dos principais partidos do chamado "Centrão". O grupo, que tem como expoente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda procura um nome para apoiar nas eleições.

Maia deve anunciar a desistência da candidatura ao Palácio do Planalto nas próximas semanas e procura alternativas para que o DEM não feche novamente uma aliança com o PSDB. Mesmo com resistências internas, ele tem feito a ponte entre Ciro e as legendas de centro.

Também estiveram presentes no jantar o presidente do DEM, ACM Neto, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, do PRB, Marcos Pereira, do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, e o líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva. Pelo lado do PDT, participaram o presidente da legenda, Carlos Lupi, e o deputado Mário Heringer.

De acordo com um dos participantes do encontro, não houve uma definição sobre aliança, mas Ciro, que em público tem dito que a sua preferência é por um acordo com o PSB e PCdoB, teria deixado claro que gostaria de contar com o apoio do Centrão na campanha.

Em um dos momentos do encontro, que se estendeu até por volta da 1h da manhã desta quarta-feira, 20, ACM Neto teria questionado Ciro sobre as divergências de pensamento dele com o grupo, mais de centro-direita. O presidenciável, no entanto, teria dito que estava disposto a construir um programa de governo conjunto, que contemplasse todos os aliados.

"O jantar foi muito proveitoso. As conversas vão continuar", disse Paulinho da Força, cujo partido tem como pré-candidato a presidente o ex-ministro Aldo Rebelo. O grupo ficou de voltar a se reunir nas próximas semanas, antes do período das convenções partidárias, que vão de 20 de julho e 5 de agosto.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesDemocratas (DEM)Eleições 2018PDTRodrigo Maia

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira