Brasil

Cinemas terão cota maior de filmes brasileiros em 2011

O ex-presidente Lula deixou decreto que estabelece a Cota de Tela e determina a diversidade mínima de títulos nacionais a serem exibidos por cada cinema do País em 2011

Em 2011, cinemas vão exibir mais filmes brasileiros (Mario Rodrigues)

Em 2011, cinemas vão exibir mais filmes brasileiros (Mario Rodrigues)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 09h29.

Prepare-se para ver mais filmes brasileiros nos cinemas em 2011. Uma das últimas decisões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada - o decreto nº 7.414, que estabelece a Cota de Tela e determina a diversidade mínima de títulos nacionais a serem exibidos por cada cinema do País em 2011.

A Cota de Tela é um instrumento que diversos países utilizam para promover o aumento da competitividade e a autosustentabilidade da indústria cinematográfica. No Brasil, a reserva de dias foi estabelecida pela primeira vez na década de 1930 e, desde então, foi reeditada e aprimorada de acordo o desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional.

Os números da Cota de Tela para 2011 foram fixados pelo Ministério da Cultura e pela Presidência da República a partir de estudos técnicos feitos pela Ancine, após a realização de audiências com entidades representativas de produtores, exibidores e distribuidores, ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2010.

Este ano, dependendo do número de salas de exibição do complexo, os cinemas terão que apresentar, no mínimo, entre 3 e 14 filmes nacionais diferentes. A partir de 2005, o número estava fixado entre 2 e 11 longas. O aumento é compatível com o crescimento no número anual de lançamentos nacionais, que era da ordem de 30 títulos em 2001, e mais do que duplicou (chegou a 80) no biênio 2009-2010. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ServiçosAmérica LatinaArteEntretenimentoCinemaDados de Brasil

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro