(A2 Fotografia/Gilberto Marques/Reprodução)
Valéria Bretas
Publicado em 3 de novembro de 2017 às 06h00.
Última atualização em 3 de novembro de 2017 às 06h00.
São Paulo – Em um ato inédito, dez municípios do Norte do Paraná decidiram se unir para contratar um secretário regional de educação por meio de um processo seletivo.
A iniciativa partiu do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp), formado pelos prefeitos de de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Prado Ferreira.
Brasileiros de todos os estados poderão se candidatar ao cargo até o dia 12 de novembro. A seleção será realizada em parceria com o Instituto Vetor Brasil, uma organização sem fins lucrativos especializada na alocação de profissionais para atuar na gestão pública.
De acordo com Sílvio Antônio Damaceno, prefeito de Prado Ferreira e presidente do Codinop, a ideia é contratar um profissional com ampla experiência no setor para trazer novos conhecimentos e bons resultados para a região. “Como o orçamento dos municípios pequenos é baixo, há uma grande dificuldade em conseguir contratar uma pessoa com esse perfil”, diz.
Juntas, as prefeituras vão pagar um salário de 10 mil reais para o candidato escolhido.
“Aos poucos, cada cidade vai exonerar seus secretários de educação. Por um custo de mil reais por mês para cada prefeitura vamos contar com um profissional altamente qualificado que pode melhorar a educação na região”, afirma Damaceno.
Os interessados em participar da disputa devem ter experiência em cargos de liderança no setor público ou privado, perfil empreendedor e com habilidades de liderança.
O processo de pré-seleção será dividido em algumas etapas, que incluem análise curricular, referências profissionais, entrevista por competência e estudo de caso, sabatina dos finalistas com participação popular e entrevistas com a banca avaliadora. Ao final, alguns nomes serão encaminhados para o Codinorp, que baterá o martelo com a decisão.
“Estamos em busca de uma pessoa empreendedora, que se proponha a participar de um projeto inovador e com grande potencial de impacto em escala”, afirma a diretora-executiva do Vetor Brasil, Joice Toyota.
O novo secretário regional de educação ficará responsável por administrar um orçamento de 73 milhões de reais. As inscrições podem ser feitas pela internet.