Brasil

Cidades do interior de SP apoiam transposição do Paraíba

Os níveis do Cantareira chegaram nesta sexta-feira, 21, a 14,5% de sua capacidade - pior nível desde que ele foi criado, em 1974


	Rio Paraíba do Sul em Caçapava: proposta foi apresentada essa semana por Geraldo Alckmin e provocou reação de governo e entidades do Rio de Janeiro
 (Fontela01/Wikimedia Commons)

Rio Paraíba do Sul em Caçapava: proposta foi apresentada essa semana por Geraldo Alckmin e provocou reação de governo e entidades do Rio de Janeiro (Fontela01/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2014 às 15h21.

Campinas - Representantes de municípios e empresas do interior paulista abastecidos pelo Sistema Cantareira estão reunidos nesta sexta-feira, 21, em Valinhos para discutir a atual crise hídrica do estado e apresentar as medidas locais para contingenciar água.

Os níveis do Cantareira chegaram nesta sexta-feira, 21, a 14,5% de sua capacidade - pior nível desde que ele foi criado, em 1974.

O presidente do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, abriu o encontro e defendeu o adiamento da renovação da outorga que permite a Sabesp explorar o sistema.

Ela vence em agosto deste ano e União e Estado já discutem adiar para 2015 o processo.

Os representantes do consórcio, entidade que representa municípios e empresas usuárias da água do PCJ, também vão apoiar a transposição da represa Jaguari, em Igaratá, que pertence à bacia do rio Paraíba do Sul, para socorrer o Cantareira.

A proposta foi apresentada essa semana pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e provocou a reação de governo e entidades do Rio de Janeiro - que usa a água do Paraíba.

A proposta inclusive foi um dos itens que constou no documento "Mandamentos da Estiagem", com 25 medidas a serem discutidas e implantadas para evitar o esvaziamento dos reservatórios do Cantareira, que foi aprovado em 7 de fevereiro.

O item 23 da carta diz "Estudo de viabilidade para transposição de bacias, em regimes de emergência, como por exemplo através dos reservatórios de Igaratá e Paraibuna". A 72ª reunião plenária do Consórcio do PCJ começou por volta das 9h.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaCrises em empresasMeio ambiente

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026