Brasil

Cidade de SP soma 17 casos de Ômicron e encontra mais 4 infecções

A capital paulista tem agora 17 casos confirmados da variante Ômicron do coronavírus, e a cidade já identifica transmissão comunitária

Aeroporto de Guarulhos: variante Ômicron começa a se espalhar pelo Brasil (Victor Moriyama/Bloomberg/Getty Images)

Aeroporto de Guarulhos: variante Ômicron começa a se espalhar pelo Brasil (Victor Moriyama/Bloomberg/Getty Images)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 09h52.

Última atualização em 21 de dezembro de 2021 às 10h05.

A cidade de São Paulo identificou mais quatro casos da variante Ômicron nesta segunda-feira, 20, conforme informou a Prefeitura. Agora, a capital paulista soma 17 infecções pela variante confirmadas. A vigilância genômica para identificação da cepa foi feita em parceria com o Instituto Butantan.

Saiba qual MBA melhor se encaixa ao seu perfil e comece agora.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os quatro novos diagnósticos são de transmissão comunitária (casos em que não é possível rastrear a origem da infecção, o que indica que o vírus circula localmente).

Os pacientes negam ter feito viagens ao exterior. Nenhum deles tem relação com o paciente de 67 anos, diagnosticado com a Ômicron no dia 10 de dezembro - considerado um "cluster isolado".

Esses quatro casos se somam aos três identificados na sexta-feira, 17, considerados os três primeiros casos de transmissão local pela Prefeitura de São Paulo.

Todos os pacientes apresentam sintomas leves e, como as amostras são de 12 dias atrás, já concluíram o período de quarentena. Eles estão sendo acompanhados pela secretaria.

Prevenção

A secretaria informou que tem intensificado as ações de monitoramento. Entre elas, desde quinta-feira, 16, tem aplicado testes de antígeno em pacientes com sintomas gripais, nas unidades de saúde da capital paulista. A medida contribui para identificar com mais agilidade os casos de covid-19.

Na segunda-feira, 20, o governo de São Paulo decidiu prorrogar a obrigatoriedade do uso de máscaras até 31 de janeiro. A decisão considerou a disseminação de novas variantes da covid, especialmente a Ômicron, e também o aumento de casos de gripe em parte do País.

Ômicron no Brasil

No último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira, o Brasil havia registrado 27 casos da nova variante Ômicron (ainda com um caso a menos contabilizado em São Paulo).

Como há baixos níveis de testagem em casos leves da covid-19, é provável que o número seja maior.

O governo federal também publicou nova portaria sobre o passaporte de vacinação necessário para entrar no Brasil. Brasileiros e residentes no país passam a ficar isentos da exigência, mas a comprovação segue necessária para todos os demais viajantes estrangeiros, assim como teste negativo de covid-19 feito antes do embarque (veja as regras).

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e tenha acesso ilimitado às principais análises do Brasil e do mundo.
Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalCoronavírus

Mais de Brasil

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP