Brasil

Cidade de SP inicia vacinação contra dengue em crianças; veja os bairros que vão receber doses

Segundo a administração municipal, os bairros vão iniciar a campanha por apresentar maior incidência de casos

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de abril de 2024 às 09h08.

Última atualização em 4 de abril de 2024 às 10h09.

A cidade de São Paulo começa nesta quinta-feira, 4, a vacinação contra dengue em crianças de 10 a 14 anos nos bairros de Itaquera, na Zona Leste, e na Vila Jaguara, na Zona Oeste da capital.

Segundo a administração municipal, os bairros vão iniciar a campanha por apresentar maior incidência de casos. Itaquera concentra o maior número de casos absolutos da doença na capital e a Vila Jaguara tem a maior incidência de dengue por 100 mil habitantes. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e duas AMAs dos distritos.

A prefeitura recebeu 8.310 doses de municípios vizinhos que tinham sobras que poderiam vencer se não fossem utilizadas. A Prefeitura retirou as vacinas contra a dengue na quarta-feira no Centro de Armazenamento no município de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo.

Inicialmente a administração municipal planejava realizar vacinação nas escolas, porém, a orientação é que os pais levem os filhos para receber o imunizante.

Nas escolas, está sendo distribuído o comunicado para ser entregue aos pais ou responsáveis com as informações sobre a doença, formas de transmissão e a necessidade da vacinação, com dados sobre a eficácia e segurança da vacina.

Será necessário apresentar o comunicado ou comprovante de endereço de residência deve ser apresentado no momento da vacinação na unidade de saúde.

Doses insuficientes

É esperado que as doses não sejam suficientes para vacinar as crianças nas regiões contempladas. Itaquera e Vila Jaguara têm somadas mais de 20 mil crianças na faixa etária definida pela prefeitura.

Por limitação no número de doses disponíveis, o imunizante foi disponibilizado pelo Ministério de Saúde para as cidades com pior quadro epidemiológico, ou seja, maior número de casos. Questionado pela reportagem sobre o envio de imunizantes para a capital, o ministério não respondeu até a publicação da matéria.

Segundo dados da pasta, o  Brasil contabiliza 2,6 milhões de casos prováveis de dengue. Os óbitos pela doença são 991 e 1,4 mil estão em investigação. Até o momento, 11 estados decretaram emergência assim como 465 municípios. A cidade de São Paulo teve 33 mortes pela doença em 2024 e mais de 100 mil casos. 

Quem pode tomar vacina contra dengue em SP?

A prefeitura vai vacinar crianças de 10 a 14 anos.

Em quais bairros têm vacina contra dengue?

Inicialmente, a prefeitura vai realização a vacinação apenas nos bairros de Itaquera e Vila Jaguara.

Acompanhe tudo sobre:VacinasDengue

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP