Brasil

Cidade de SP começa nesta sexta vacinação de idosos com 90 anos ou mais

Originalmente, o começo da campanha para este público-alvo estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 8; a previsão é vacinar cerca de 32 mil idosos nessa faixa etária

SP: a capital paulista já vacinou os idosos em instituições de longa permanência, como asilos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

SP: a capital paulista já vacinou os idosos em instituições de longa permanência, como asilos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AM

André Martins

Publicado em 5 de fevereiro de 2021 às 08h19.

A Prefeitura de São Paulo decidiu antecipar o início da vacinação contra a covid-19 em idosos com 90 anos ou mais para esta sexta-feira, 5. Originalmente, o começo da campanha para este público-alvo estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 8. Para quem tiver restrição de mobilidade, será possível a imunização em casa. A previsão é vacinar cerca de 32 mil idosos nessa faixa etária.

A orientação é que o idoso vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e apresente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se tiver. Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), os 468 postos de saúde da capital paulista já têm doses do imunizante. As UBSs podem ser localizadas por meio do link a seguir: (buscasaude.prefeitura.sp.gov.br).

Na segunda-feira, além de toda a rede municipal de saúde, também haverá cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru. Esses locais são:

(Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

 

Também será realizada em quatro centros-escolas do município. A vacinação nos "drive-thrus" ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.

Os idosos, suas famílias ou qualquer um que seja do público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação no site www.vacinaja.sp.gov.br.

Segundo a Prefeitura, não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber o imunizante, mas ele agiliza a vacinação, reduzindo filas e aglomerações. No site também é possível ver qual é o local de aplicação mais próximo.

A capital paulista já vacinou os idosos em instituições de longa permanência, como asilos. De acordo com a gestão Bruno Covas, 24.171 idosos em casas desse tipo já foram imunizados na cidade. A previsão é aplicar doses em pessoas com mais de 85 anos a partir de 15 de fevereiro. O calendário para as demais idades ainda será detalhado.

De acordo com o governo do estado e com a prefeitura de São Paulo, a expectativa é diminuir a faixa etária a cada semana e imunizar mais pessoas. O cronograma vai depender de remessas de vacina feitas pelo Ministério da Saúde.

Acompanhe tudo sobre:Bruno CovasCoronavírusPandemiasao-pauloSUSUBSvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas