Brasil

Cidadania aciona PGR contra supostos crimes de Bolsonaro e Pazuello

Ação aponta omissões e "inexorável responsabilidade" de ambos pelo "caos que se instalou e pela morte de milhares de brasileiros"

 (Alan Santos/PR/Divulgação)

(Alan Santos/PR/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de maio de 2021 às 21h03.

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, apresentou à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta sexta-feira, 28, um pedido de investigação de supostos crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello no âmbito da pandemia. Na ação, Freire aponta omissões e "inexorável responsabilidade" de ambos pelo "caos que se instalou e pela morte de milhares de brasileiros".

Quer investir na Bolsa mas não sabe como? Confira o curso IniciAção: Primeiros Passos Para Investir na Bolsa, de EXAME Academy.

"Já havia muitos indícios de que a situação catastrófica da pandemia no País era consequência, em grande parte, da gestão incompetente, irresponsável e claudicante dos representados à frente do governo federal e do Ministério da Saúde. Tal suspeita agora se confirma", diz a representação, em referência ao depoimento do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, na qual afirmou que o governo federal teria recusado uma proposta da entidade que previa a entrega de 60 milhões de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunização (PNI) até dezembro de 2020.

"Trata-se de uma questão gravíssima, tendo em vista as terríveis consequências humanitárias do quadro catastrófico vivido pela população brasileira, aproximando-se de 460 mil vidas perdidas", afirma a ação.

Acompanhe tudo sobre:CidadaniaCoronavírusEduardo PazuelloJair BolsonaroPandemiaPGR - Procuradoria-Geral da República

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que altera regra de progressão de pena para condenados por crime hediondo

Governo apresenta ao STF plano para ressarcir aposentados que tiveram descontos indevidos

Castração química para estupradores: projeto avança na Câmara; entenda proposta

São Paulo e Rio de Janeiro registram a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira