Brasil

Cid Gomes deixa para sexta anúncio de possível renúncia

Governador disse que deverá "maturar" a decisão de renunciar até o último minuto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 21h05.

Fortaleza - Cid Gomes (PROS) deixou para esta sexta-feira, 4, o anúncio de sua renúncia ou não ao Governo do Ceará. "Vou maturar essa decisão até o último minuto", disse Cid Gomes, nesta quinta-feira, 3, à noite, ao chegar para a inauguração da Policlínica de Limoeiro do Norte, a 200 quilômetros de Fortaleza.

O presidente do diretório nacional do PT, Rui Falcão, deverá desembarcar em Fortaleza na sexta para tentar resolver um dos entraves, que é o deputado federal José Guimarães não querer abrir mão da candidatura ao Senado para dar lugar ao irmão de Cid, Ciro Gomes.

Isso porque a possível saída antecipada de Cid teria o objetivo de possibilitar a candidatura de Ciro. Mas o próprio Ciro tem reiterado que não deseja ser candidato, apesar de não descarta a possibilidade totalmente.

Outro empecilho no anúncio de Cid de renunciar ou não o mandato seria a indicação de quem será o governador "tampão" que o substituirá pelos próximos nove meses.

O vice-governador, Domingos Filho (PROS), primeiro na lista de sucessão, quer assumir o Executivo durante esse tempo. Cid, contudo, estaria querendo indicar outra pessoa para o cargo. Segundo na lista, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PROS), mais próximo de Cid, também não desejaria o posto neste momento.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPartidos políticos

Mais de Brasil

Polarização envenena e sabota discussão sobre segurança, diz ex-ministro

Ministro da Educação afirma que Enem não será cancelado após suposto vazamento de questões

Moraes decreta prisão preventiva de Ramagem

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 12 estados; veja a previsão